Raça leiteira nacional com maior volume de vendas de sêmen nos últimos anos, a Girolando vai ampliar o número de touros provados para características de grande impacto econômico na pecuária leiteira e no melhoramento genético do rebanho
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de divulgar a lista de reprodutores convocados para participar da 6ª Prova de Pré-Seleção de Touros Girolando, que tem como finalidade identificar os animais com melhor desempenho reprodutivo. A lista completa dos selecionados está disponível no site da entidade (www.girolando.com.br).
Foram selecionados 67 touros, que ficarão de novembro a abril no Centro de Performance Girolando (CPG), em Uberaba/MG. A entrada dos animais ocorrerá de 20 a 24 de novembro. Eles passarão por uma série de avaliações, tais como: quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos, capacidade de congelamento e descongelamento do sêmen, existência de doença reprodutiva, libido, desempenho do ganho médio diário, temperamento e termotolerância. Os testes serão encerrados em abril de 2018. A Prova de Pré-Seleção acontece desde 2013, em parceria com o IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), e já avaliou mais de 340 animais.
Os touros aprovados na 6ª Prova de Pré-Seleção seguirão para uma segunda etapa de avaliações, que é o Teste de Progênie de Girolando. Eles integração o para o 20° Grupo do Teste de Progênie, prova que demora entre 5 e 7 anos para chegar ao resultado final. “A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o Teste de Progênie, pois avalia as filhas dos touros, que são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho.”, explica Gustavo Gonçalves, supervisor Técnico do PMGG (Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando).
Ao longo dos 20 anos do Teste de Progênie, a raça vem evoluindo consideravelmente seu desempenho, com aumento na produção de leite das vacas Girolando. Dados do PMGG apontam que houve um incremento de 53% na produção leiteira, considerando as três primeiras lactações. Enquanto em 2000 a produção era 3.700 kg em até 305 dias no ano, em 2015 esta produção passou a ser de 5.663 kg no mesmo período.
Data de Publicação: 01/11/2017 às 14:40hs
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Nenhum comentário:
Postar um comentário