quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bahia ganha segunda edição da cartilha sobre regularização ambiental de propriedades rurais

Bahia ganha segunda edição da cartilha sobre regularização ambiental de propriedades rurais





Bahia ganha segunda edição da cartilha sobre regularização ambiental de propriedades rurais
30/11/16 - 12:46

 
A Cartilha sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais da Bahia, elaborada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), acaba de ganhar a sua segunda edição. Com excelente repercussão e aceitação desde a primeira versão, a nova cartilha foi reformulada, ampliada e agora contempla todo o Estado, não se limitando mais apenas à região Oeste da Bahia.
“A nova cartilha traz esclarecimentos sobre a Lei Florestal Federal nº 12.651/2012 e o Decreto Florestal do Estado da Bahia nº 15.180/2014. Além disso, destaca novamente a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e a inscrição no Cadastro Estadual de Imóveis Rurais (Cefir), denominação dada pelo Estado da Bahia ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esperamos, com isso, auxiliar o produtor rural no cumprimento da legislação ambiental”, disse a diretora de Meio Ambiente da Aiba e idealizadora da cartilha, Alessandra Chaves.
A 2ª edição da publicação acaba de “sair do forno”. O lançamento ocorreu no último domingo (27), durante a Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), em Salvador. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que em seu discurso, falou sobre a importância de ampliar o debate sobre as questões ambientais, conciliando sobre as discussões econômicas. “Temos que defender a parte ambiental, mas de forma que não estagne a economia. É importante discutir ambientalmente sobre a outorga da água, mas também é importante viabilizar economicamente o uso de todo o recurso disponível para este fim”, defendeu.
Também participaram do lançamento da cartilha representantes do Incra, Adab, Secretaria Estadual de Agricultura, deputados, além de produtores rurais, agrônomos e população em geral.
A Cartilha faz parte das ações do Centro de Apoio a Regularização Ambiental da Aiba, implantado em parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e o Fundeagro, além do apoio do Programa Soja Plus, através da Abiove, do Inema e da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia. A publicação é gratuita e destinada a produtores rurais, consultores, representantes de órgãos públicos e estudantes de cursos agrotécnicos, com o intuito de orientá-los sobre o cumprimento das legislações ambientais vigentes.
Para mais informações, acesse a versão digital da 2ª edição da Cartilha sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário