quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Com safra recorde de trigo, Austrália desafia rivais do Mar Negro

Com safra recorde de trigo, Austrália desafia rivais do Mar Negro




Com safra recorde de trigo, Austrália desafia rivais do Mar Negro
30/11/16 - 22:57 


Fornecedores de trigo australiano estão prestes a recuperar participação de mercado na Ásia, ao passo que o quarto maior exportador colhe o que deverá ser uma safra recorde, ameaçando frear os embarques para a região dos países rivais do Mar Negro, segundo participantes do mercado. Nos últimos anos, a Austrália perdeu parte de sua participação em importantes mercados de trigo como a Indonésia, com vendedores da Rússia e da Ucrânia oferecendo cargas baratas.
Mas o país deverá elevar as exportações para a Ásia, uma vez que deve produzir cerca de 31 milhões a 32 milhões de toneladas de trigo em 2016/17, superando o recorde anterior de 29,9 milhões de toneladas estabelecido há cinco anos. "Estamos avaliados competitivamente para captar a demanda que está na nossa porta da frente, no sudeste da Ásia", disse Matthew Pattiison, gerente na trading Nidera Australia, em Brisbane.
O trigo padrão australiano, com 9 por cento de proteína, foi avaliado esta semana em 185 dólares por tonelada (FOB). Embora isso esteja acima de uma variedade similar de trigo ucraniano, avaliada entre 178 e 180 dólares por tonelada, a Austrália normalmente tem vantagem de frete para a Ásia de cerca de 10 dólares por tonelada sobre fornecedores do Mar Negro. "Já abalou as exportações ucranianas para a região", disse um operador estrangeiro localizado na Ucrânia, que não quis ser identificado por não ter autorização de falar com a imprensa.
(Reportagem adicional de Pavel Polityuk e Colin Packham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário