quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Dia de campo da Embrapa apresentou inovações em biotécnicas de reprodução animal para a pecuária

Dia de campo da Embrapa apresentou inovações em biotécnicas de reprodução animal para a pecuária





Dia de campo da Embrapa apresentou inovações em biotécnicas de reprodução animal para a pecuária
30/11/16 - 09:05 

Evento voltado ao público da capital federal reuniu mais de 250 pessoas no dia 24/11 na Fazenda Sucupira.

Mais de 250 pessoas participaram do dia de campo "Inovações em biotécnicas de Reprodução Animal para a pecuária brasileira", promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no dia 24/11, no Campo Experimental Fazenda Sucupira, Brasília-DF, como parte das comemorações pelo 42º aniversário da Unidade. A maioria do público era composta de universitários de instituições públicas e privadas do Distrito Federal e empregados da Embrapa.
Conforme explicou o pesquisador da Unidade, Ricardo Figueiredo, o evento apresentou as biotécnicas de ponta em reprodução animal desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em nove estações demonstrativas: Análise de sêmen; Produção in vitro de embriões (PIVE); Transferência intra-folicular de ovócitos imaturos (TIFOI) e transferência de embriões (TE); Clonagem e micromanipulação de embriões; Ultrassonografia; Tecnologia 3D na reprodução animal; Técnicas moleculares aplicadas à reprodução animal;  Animais produtos da biotecnologia e Nutrição animal.
Entre as novidades apresentadas este ano, destacaram-se três biotécnicas: a Transferência intra-folicular de ovócitos imaturos (TIFOI), técnicas moleculares aplicadas à reprodução animal e tecnologia 3D na reprodução animal. Conheça melhor cada uma delas:
Técnicas de ponta na área de biotecnologia animal despertaram o interesse do público
A TIFOI (Transferência intra-folicular de ovócitos imaturos) é uma proposta inovadora, que alia vantagens competitivas à produção in vitro de embriões (PIVE), permitindo rápida multiplicação de embriões e ganhos no melhoramento genético, sem a necessidade de laboratório. O processo todo é realizado dentro do corpo da fêmea bovina
As técnicas moleculares aplicadas à reprodução animal enfocaram a utilização de marcadores moleculares associados a fenótipos de interesse, como por exemplo, características de fertilidade. "Essas técnicas podem ser de grande utilidade na prática da produção animal, pois permitem prever o desempenho de um animal mesmo antes de expressar o fenótipo em questão. Outras aplicações desses marcadores são a identificação de indivíduos nos estudos de distância genética, parentesco, entre outras.
A tecnologia 3D na reprodução animal é recente, mas apresenta um grande potencial de avanço, como tem ocorrido com o uso de tecnologias 3D em diversas áreas, desde a engenharia mecânica até moda e design. A Embrapa está iniciando pesquisas no uso de técnicas de aquisição de dados, modelagem e impressão 3D em bovinos e mostrou alguns dos seus primeiros resultados durante o evento.
   
Outras atrações do dia de campo
Entre as outras atrações do dia de campo, ressaltaram-se os animais resultantes de técnicas de biotecnologia, como os clones bovinos. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é pioneira nas pesquisas de clonagem animal por transferência nuclear. Foi a primeira instituição na América Latina a conseguir clonar um bovino: "Vitória da Embrapa", em 2001, que teve uma vida produtiva e reprodutiva normal gerando outras gerações de animais (filhos, netos e bisnetos). Os outros clones bovinos desenvolvidos pela Embrapa, foram as fêmeas "Lenda" (primeiro clone bovino da raça holandesa) e "Porã" (clone bovino de uma raça centenária e ameaçada de extinção no Brasil, a Junqueira) que estavam expostos, com suas respectivas famílias. "Esses animais são resultados de vanguarda no Brasil, que colocaram o País no topo do ranking das pesquisas de biotecnologia animal no mundo", finalizou Figueiredo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário