sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Linha de cebolas híbridas garante produtividade e qualidade aos produtores durante o ano todo
Com alto potencial genético, as variedades são desenvolvidas para atender em diferentes períodos as diversas regiões brasileiras
Nos últimos anos, a cultura da cebola cresceu de forma significativa, seja tecnologicamente ou pelo aumento de produção por área plantada, fatos que mostram a importância da hortaliça para a agricultura nacional. A cebola é a terceira cultura mais produzida no mundo, sendo o Brasil o oitavo produtor mundial. Ao lado da batata e do tomate, a cebola está entre as principais hortaliças produzidas no país, tanto em volume produzido quanto em rentabilidade gerada e giro de capital demandado.
Para atender as diferentes regiões do país no cultivo da cebola, a Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, oferece e desenvolve constantemente para o mercado brasileiro um amplo portfólio de sementes para cultivo de cebolas capaz de atender todo o país.
“Hoje temos na linha 13 híbridos comerciais, dentre eles as variedades Aquarius, Soberana, Andrômeda, Perfecta, Sirius, Optima e Lucinda, adaptadas de Norte a Sul do Brasil, assegurando ao produtor a confiança de colher excelentes resultados, além de um extenso trabalho de desenvolvimento de produtos visando atribuir aos novos materiais características e benefícios condizentes com as necessidades do produtor e do consumidor”, explica o Gerente Comercial da Topseed Premium, Rafael de Morais.
Diante de um mercado cada vez mais exigente em padrão e qualidade, a Agristar investe constantemente em pesquisas com a linha de cebolas híbridas em quatro estações experimentais instaladas em diferentes localidades do país (Santo Antônio de Posse/SP, Orizona/GO, Mossoró/RN e Ituporanga/SC), procurando encontrar os materiais mais adaptados às condições de cada região.
“A utilização de variedades híbridas possibilita aos produtores de cebola aumentar a produtividade com ganho em qualidade, podendo atingir até 120 toneladas por hectare em algumas regiões do país, como Triângulo Mineiro e Goiás, além de ampliar o período de plantio e colheita, garantindo oferta constante do produto no mercado”, explica o Especialista em Bulbos e Raízes da Agristar, Samuel Sant’anna.
Dias de Campo
Para demonstrar o potencial produtivo e a sanidade das cebolas híbridas para o produtor, a Topseed Premium promove durante o ano todo nas diversas regiões do país os “Dias de Campo” de Cebolas Híbridas. Nesses eventos, os produtores têm a oportunidade de conhecer as características e resultados das variedades híbridas no campo, assim como esclarecer dúvidas de cultivo e manejo.
Orientações Técnicas e Manejo Consolidado
Segundo Sant’anna, em algumas regiões do Brasil o produtor ainda carece de informação técnica a respeito da cultura da cebola. Ele ressalta a importância de procurar a orientação de um profissional capacitado para conseguir bons resultados. “Cada material tem sua particularidade: existem materiais mais exigentes no manejo hídrico; outros, na adubação. Às vezes, dependendo da época de plantio, o resultado do mesmo material pode ser diferente, além das pragas e doenças existentes, que influenciam na produtividade. Por isso, o produtor deve buscar informação antes de implantar a cultura”, orienta o especialista.
Durante o ano todo, a Topseed Premium conta com uma equipe de técnicos espalhada por todo o país para orientar sobre o manejo adequado às condições de cada região e garantir aos produtores qualidade e produtividade como resultados comprovados.
“A linha de cebolas da Topseed Premium tem a vantagem de ser uma linha com características mapeadas e manejos amplamente estudados e desenvolvidos pelos técnicos da Agristar nas estações experimentais da empresa e em parceiros, há alguns anos. Com isso, o produtor não tem surpresa, pois consegue bons resultados com variedades já consolidadas nos diversos mercados brasileiros”, afirma o Gerente Comercial da Topseed Premium, Rafael de Morais.
“O Brasil é um país continental, com condições diversas, mesmo em microrregiões. Muitas vezes, a genética desenvolvida precisa de maior adequação às condições totalmente diferentes do nosso país. Isso leva tempo e estudo, pois em uma mesma região podemos ter variações de um ano para outro. Adaptar o manejo a estas condições exige muito investimento em tempo e tecnologia. Por esse motivo, a Agristar possui estações experimentais em diferentes regiões e uma equipe que atua amplamente no campo, diretamente com o produtor”, explica o Gerente de Marketing da Agristar, Marcos Vieira.
Novidades
Recentemente, durante a 21ª edição da Hortitec, em Holambra (SP), a Topseed Premium lançou mais uma variedade híbrida para o mercado brasileiro, a Cebola Lucinda, que tem sido cultivada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A cultivar apresenta folhagem verde escura com alta cerosidade, elevado potencial produtivo, alto rendimento de caixa, excelente conservação pós-colheita, destacando-se nas gôndolas por sua coloração amarela escura (pinhão) e pelo sabor agradável ao paladar, menos pungente (ardida)”, comenta Sant’anna.
Cultivo, doenças e regiões produtoras
No Brasil, os principais polos de produção estão localizados na Região Nordeste (Irecê/BA e Vale do São Francisco), Goiás (Cristalina/PAD-DF), Minas Gerais (Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro), São Paulo (Monte Alto, São José do Rio Pardo e Piedade), Paraná (Irati e Castro), Santa Catarina (Ituporanga e Planalto Norte) e no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e o polo de São José do Norte).
As principais doenças que atingem o cultivo da cebola atualmente são o Fusarium, Raiz Rosada, Phytophthora, Botrytis, Mancha Púrpura, Antracnose, Míldio, Rhizoctonia e Stemphylium.
Consumo e Benefícios
Segundo uma pesquisa de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome em média 28 kg de hortaliças por ano, sendo 3,3 kg/ano de cebola. A hortaliça traz uma série de benefícios à saúde por possuir propriedades medicinais de ação anticancerígena, antiviral e antibacteriana.
Data de Publicação: 31/10/2014 às 09:20hs
Fonte: Attuale Comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário