quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Primeira cultivar nacional de pêssego chato será lançada novembro 30/10/2014 16:35

Dia de campo vai apresentar a BRS Mandinho desenvolvida pela Embrapa para permitir aos produtores brasileiros explorar o nicho de mercado. Até agora os pêssegos do tipo platicarpa (chato ou bolachinha), que abastecem o varejo local, chegam principalmente da Europa e Estados Unidos, mas o produtor brasileiro também vai poder investir no segmento porque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma cultivar adaptada às condições locais de cultivo. O lançamento será realizado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) em dia de campo marcado para 6 de novembro próximo, em Atibaia/SP, permitindo aos produtores avaliarem, em campo, o desempenho da nova cultivar. As pesquisas da Embrapa com a fruta platicarpa já têm 20 anos, metade dos quais foram dedicados especificamente à nova cultivar de pêssego chato apropriado às condições locais de cultivo, conforme explica a pesquisadora Maria do Carmo Raseira. Ela integra a equipe da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), e liderou o desenvolvimento da novidade batizada de BRS Mandinho. Criança, menino, piá são significados do nome, sugerido pelo tamanho pequeno a médio do fruto (cinco centímetros de diâmetro contra os cerca de sete das frutas importadas), que apresenta caroços de dimensões proporcionalmente pequenos. Mercado - Em termos de mercado, o ganho representado pela cultivar é a viabilidade da produção do pêssego platicarpa em campos brasileiros, a partir de sua adaptação para cultivo em regiões com menos de 150 horas de frio no inverno, maturação na segunda quinzena de novembro e com produtividade atrativa (14 toneladas/ha, em pomar adulto). Os frutos chatos, de polpa amarela e sabor doce ácido pesam 80g, em média. Embora destinada ao público em geral, a cultivar tem apelo especial para as crianças pelo formato tipo bolachinha. O agrônomo da Embrapa Produtos e Mercado, Ciro Scaranari, ressalta que foram atendidos os quesitos aparência e sabor, exigidos pelos consumidores. A doçura dos frutos, de polpa firme e cor amarela, se sobressai à leve acidez apresentada, conforme avaliações positivas nas regiões testadas dos estados de Santa Catarina (Urussanga e Pedras Grandes), Paraná (Araucária), São Paulo (Jarinu e Paranapanema), Minas Gerais (Barbacena) e Espírito Santo (Domingos Martins). Inovação - De acordo com a pesquisadora Ana Paula Vaz, da Embrapa Produtos e Mercado, o atendimento a nichos de mercado em fruticultura comumente se dá por meio da agregação de valor em termos de sabor, aparência e apresentação. A vida útil do produto é também preocupação num mercado que lida com material perecível e dependente da boa apresentação do produto para assegurar-lhe vantagem competitiva, diz Vaz. As inovações destinadas a prolongar o tempo de prateleira das frutas vão desde o campo, com cultivares portadoras desta característica, às embalagens que assegurem a aparência adequada do fruto até a mesa do consumidor final. No caso da nova cultivar de pêssego, de formato diferenciado e destinada a público que busca essa especificidade, a pesquisa oferece a fruticultores locais a oportunidade de explorarem o nicho de mercado consolidado por produtores estrangeiros e ainda sem concorrentes na região sul americana. Nos supermercados, a novidade começa a chegar somente em 2017, quando as primeiras mudas devem iniciar a produção de frutos. Mas os fruticultores interessados em adquirir mudas da cultivar - a partir de julho de 2015 - deverão fazê-lo junto aos viveiristas licenciados. BRS Fascínio – Grandes, doces e de polpa branca esverdeada com traços de vermelho, os frutos de outra cultivar da Embrapa, a BRS Fascínio, começam a chegar aos supermercados de regiões abastecidas pela Ceagesp, entre os meses de novembro e dezembro deste ano. De acordo com o agrônomo do Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, o entreposto paulistano comercializa mais de 20% do pêssego paulista e quase 9% do pêssego gaúcho. Segundo informa, na safra 2013/14 a CEAGESP comercializou 17,8 mil toneladas de pêssegos e mil toneladas de nectarina. Fonte: Assessoria

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