sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Estados iniciam nova etapa da vacinação contra a febre aftosa em 1º de novembro
Declaração de que o rebanho de bovinos e bubalinos está imunizado também é exigida
Alguns Estados brasileiros iniciam a nova etapa da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa no próximo sábado (1/11). Em Espírito Santo, Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo, todo o rebanho de bovinos e bubalinos precisará ser vacinado até o dia 30 de novembro. Já na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe e Distrito Federal, apenas os bois e búfalos com menos de 24 meses devem receber a vacina.
Roraima e Rondônia já estão em andamento com a campanha. Já no Amapá, ocorrerá a primeira vacinação anual do rebanho. Por ser o único Estado livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina não faz parte da campanha. A meta é vacinar cerca de 150 milhões de animais. Durante a primeira etapa, 97,55% do rebanho brasileiro foi imunizado. Após a aplicação, é necessário declarar a vacinação para a agência responsável de cada Estado.
Em Goiás, o descumprimento da norma implica na vacinação assistida, além de multa de R$ 7 por cada animal reservado para abate e não vacinado. A partir desta etapa, a emissão de nota fiscal eletrônica será obrigatória na venda de vacinas contra a aftosa. A medida busca garantir maior controle sobre a comercialização.
A febre aftosa é uma doença viral e contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A principal forma de transmissão é pelo contato de animais doentes e sadios.
Confira as agências responsáveis de alguns Estados:
Goiás
De 1 a 30 de novembro
Informações para efetuar a declaração de vacinação em www.agrodefesa.go.gov.br
Espírito Santo
De 1 a 30 de novembro
Informações para efetuar a declaração de vacinação em www.idaf.es.gov.br
Amapá
De 1 de novembro a 15 de dezembro (etapa única)
Comprovação de vacinação até 15/12 nas Unidades Veterinárias Locais ou Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) do Diagro
Alagoas
De 1 a 30 de novembro
Declaração por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal)
Paraná
Mais informações em www.adapar.pr.gov.br.
Data de Publicação: 31/10/2014 às 19:30hs
Fonte: GLOBO RURAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário