quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Embaixadora de Cuba trata de ampliação de negócios e intercâmbio com setor agropecuário do RS






05/11/15 - 11:16 


Em agenda oficial no Rio Grande do Sul, a Embaixadora Cubana no Brasil Marielena Ruiz Capote, visitou na quinta-feira (29) a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), acompanhada da cônsul geral em São Paulo, Nélida Carmona e René Forzate, cônsul cubano. A embaixadora foi recebida pelo secretário Ernani Polo e conversou também com o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, o diretor do Instituto Tiago Barata, o presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, o diretor da Fundação, Carlos Alberto de Oliveira e o gerente de planejamento da Emater, Flávio Calcanhoto.
Com cerca de 4 milhões de hectares agriculturáveis, Cuba tem grande espaço para desenvolver a agricultura. Este foi um dos pontos centrais da conversa na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O país já possui relação com o Rio Grande do Sul no arroz, onde importa aproximadamente 150 mil toneladas do cereal por ano, o que corresponde a 75 milhões de dólares. “Antes tínhamos uma relação com o Brasil pelas novelas, hoje, também pela qualidade do arroz”, disse Marielena.
A embaixadora ressaltou a importância do Estado como grande potencial agropecuário, afirmando que de 300 empresas que mantêm relações com Cuba, 66 são gaúchas. Marielena afirmou que o país está aberto a novas oportunidades de negócios e ações integradas, necessitando ampliar o intercâmbio, especialmente em pesquisa e novas tecnologias, o que pode ser estreitado agora com o RS. “Sentimos uma disposição em aumentar as relações agropecuárias de Cuba com o Estado, tanto para a aquisição de arroz, como também na transferência de tecnologia e no fortalecimento dos processos agroindustriais.  
“Vamos cumprir uma agenda de trabalho intensa a partir do próximo ano, onde avaliaremos tecnicamente as possibilidades de cooperação. Acredito que abriremos novos caminhos nesta relação”, avalia o secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo. Após o encontro o secretário Polo, também esteve acompanhando a embaixadora cubana em reunião na Farsul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário