quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Fazendas do BASA promove cultura extra porteira em parceria com a Universidade Federal de Viçosa



De uma maneira cultural, os produtores de leite foram acostumados ao longo dos anos, a observarem na genealogia dos animais, somente o pai



Com o objetivo de mobilizar profissionais da área de veterinária, zootecnia, acadêmicos dos mesmos cursos e também os produtores de leite, para a influência das "mães" na cadeia produtiva do leite, as Fazendas do BASA em parceria com a Universidade Federal de Viçosa - UFV estão promovendo o Concurso Cultural sobre: “EVIDÊNCIAS DA IMPORTÂNCIA DE MÃES GIR LEITEIRO DE ALTA APTIDÃO LEITEIRA NO ACASALAMENTO PARA A PRODUÇÃO DO MEIO SANGUE GIROLANDO DE ELEVADA PRODUTIVIDADE".
De uma maneira cultural, os produtores de leite foram acostumados ao longo dos anos, a observarem na genealogia dos animais, somente o pai. Quando na verdade, a genética é aditiva, portanto, geneticamente a mãe influência 50% na produção de leite. É claro que temos que nos preocupar com a nutrição, recursos humanos, sanidade dos animais e etc. Mas o melhoramento genético é de extrema importância para termos mais eficiência, mais produtividade e grande retorno econômico, ou seja; aumento de produtividade é sinônimo de rentabilidade.
Inicialmente as Equipes Técnicas das Fazendas do BASA, observaram nas fêmeas F1, originadas do acasalamento com um gado Gir Padrão, uma variação muito grande no quesito "produção de leite", o que evidenciou a importância de mães de alta aptidão leiteira.
Hoje, o meio sangue produzido pelas Fazendas do BASA a partir de doadoras Gir Leiteiro de alta lactação, acasalados com os principais touros Holandeses do mundo, são denominados de "Plus" e o resultado produtivo é extraordinário. Muito desses animais "Meio Sangue Plus", produzidos pelas Fazendas do BASA a partir das mães Gir Leiteiro, estão parindo e produzindo muito leite. São novilhas primíparas, que dependendo do manejo, produzem 30 kg de leite/dia, e com uma fertilidade fantástica. As mães são muito importantes para a produtividade de suas filhas.
Participe! Esse é um projeto de extensão das Fazendas do Basa em parceria com a UFV, com o objetivo de mobilizar todos os profissionais da área, bem como os produtores de leite para alterar e modificar essa cultura produtiva do gado leiteiro do Brasil.


Data de Publicação: 09/11/2016 às 07:15hs
Fonte: Assessoria de Comunicação Fazendas do BASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário