sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Demanda por farelo vai crescer ainda mais, diz analista do USDA


PREVISÃO

Demanda por farelo vai crescer ainda mais, diz analista do USDA


Vietnam, Bangladesh e Paquistão compram mais
Por:  -Leonardo Gottems 
Publicado em 29/09/2017 às 09:38h.
Depois da maior compra reportada de soja para uma única semana (2,99 milhões de toneladas) e de prever uma demanda total de 15 milhões de toneladas em 2018, o analista Bill George do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos concedeu entrevista ao correspondente na América do Sul do site Agriculture.com, Luís Henrique Vieira, durante evento em Buenos Aires. Na entrevista, ele prevê que a demanda, especialmente por farelo de soja, continuará crescendo sustentadamente nos próximos anos. De acordo com George, o fundamento para a previsão é a mudança nas dietas nos países asiáticos.
"Com aumento da renda e maior urbanização, há mais consumo de carne de porco, aves e há mais aquacultura em países asiáticos. Se precisa de farelo de soja para alimentar esses animais. Não é apenas a China que vai comprar mais, mas Bangladesh, Vietnam e Paquistão," previu o analista.
Ele ainda afirmou que há outro player que entrou no mercado e que está comprando mais soja em grão, mas por outras razões. "Quando haviam sanções (ocidentais) ao Irã, eles compravam farelo de soja da Índia. Agora que as sanções caíram, eles compram a soja em grão do Brasil ou da Argentina e processam lá mesmo," relatou o analista.
Para Bill George, a Argentina é o país que possui maior competitividade no setor de soja em função da flexibilidade em suprir o mercado de acordo com as necessidades. "Aqui na Argentina, se o mercado quiser soja em grão, óleo de soja, farelo ou biodiesel, se oferece e ainda o processamento ocorre no local de origem. Os Estados Unidos enviam muito farelo ao México, mas não pode fazer isso para todo mundo," comentou o analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário