sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Sul do MT terá boas condições para o plantio após as chuvas do início de outubro. Tendência é de safra cheia nessa região

Publicado em 29/09/2017 11:37 e atualizado em 29/09/2017 13:37




Um pouco mais a oeste do estado o produtor deve ficar atento às condições desfavoráveis ao longo do desenvolvimento das lavouras, principalmente a partir de dezembro
Confira a entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
LOGO nalogo
A partir dos dias 2 e 3 de outubro, as chuvas devem voltar para o estado do Mato Grosso, permitindo que alguns produtores tenham condições para iniciar o plantio da safra de verão. Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe as previsões para os municípios de Campo Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste e Tangará da Serra, baseadas nos modelos apresentados pela ferramenta Crop View.
Com um plantio de 120 dias e um plantio de 05 de outubro, o município de Campo Verde tende a apresentar uma produtividade de 99% ao final do ciclo da soja. As chuvas, em quantidades menores do que a média, vêm no limite da necessidade do cultivar, penalizando um pouco no estado vegetativo.
Rondonópolis, por sua vez, encontra uma situação parecida. Um plantio em 01 de outubro, considerando um ciclo de 110 dias, mostra uma produtividade de 100% ao final da colheita até este momento. Isso porque a chuva chega um pouco mais cedo e em volumes melhores do que a média.
Em Primavera do Leste, um plantio em 01 de outubro tende a encerrar com uma produtividade de 99% ao final do ciclo de 120 dias. Em 10 de outubro, as lavouras fogem da penalização, encerrando com 100% de produtividade, de acordo com as estimativas.
A situação é mais grave, entretanto, quando se olha mais a oeste. Em Tangará da Serra, as chuvas, de forma geral, não devem ser favoráveis para os cultivares no desenrolar do ciclo, com volumes menores do que a média.
Um plantio em 01 de outubro, com ciclo de 120 dias, tende a terminar com uma produtividade de 49%, considerando uma produtividade total de 75 sacas por hectare. A condição melhora um pouco com o plantio em 01 de novembro, quando o ciclo tende a encerrar com 57% de produtividade.
Para mais informações, acesse o site do Crop View:

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário