sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Resumo: Coronavírus faz China parar e mercados reagem negativamente



Publicado em 31/01/2020 17:00

Foi informado o primeiro caso de transmissão de humano a humano do coronavírus nos Estados Unidos, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O caso refere-se a um casal em que a mulher viajou para a China, voltou, foi diagonosticada e transmitiu o vírus para seu marido. Os dois estão sendo monitorados e a confirmação se deu em Illinois.
O produtor brasileiro de algodão está atento, mas se mantém positivo em relação aos fatos que dominam o noticiário internacional nos últimos 15 dias, e têm como foco a China. Para a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ainda é cedo para arriscar um prognóstico acerca dos efeitos, no mercado de algodão, do fim da guerra comercial entre Estados Unidos e China e também da epidemia de coronavírus. Este último derrubou, por três dias seguidos, os preços da commodity na semana passada. Em 2019, o Brasil alcançou a segunda posição no ranking mundial de países exportadores, e a China foi o destino de 34% do total de algodão nacional embarcado.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação. 

A disseminação do coronavírus na China também está contaminando o desempenho dos mercados agrícolas, na análise do Commerzbank. Segundo o banco, há temores de que a demanda por produtos agrícolas possa ser afetada se muitos chineses evitarem espaços públicos e reduzirem suas compras, visitas a restaurantes e festividades.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.888.768 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 59.501 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 9 de janeiro. 
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte de embarques semanais com números dentro do esperado para a soja e milho e os do trigo, abaixo das expectativas. 
Confira as entrevistas exclusivas que foram destaque esta semana:

Epidemia de ferrugem pode colocar em risco a principal commodity brasileira, por Ricardo Arioli


Adubação a lanço não ajuda na produtividade da soja e desperdiça o fósforo


Modelos começam a indicar possível atuação do La Niña e milho safrinha pode sentir os impactos


Mercado do café também sente impacto do Coronavírus e setor aguarda por mais notícias


Mercado financeiro analisa risco de uma desaceleração da economia chinesa com o Coronavírus e ativos com maior risco despencam


Mercado de suínos em alerta para possíveis impactos do coronavírus


Tags:
 
Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário