segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Retorno das chuvas nas lavouras de Minas Gerais
Áreas de instabilidades permanecem no estado, como também em Goiás e Mato Grosso, levando muitas nuvens carregadas
Após um período de falta de chuva no estado de Minas Gerais, as nuvens carregadas chegam ao triângulo mineiro e deixam os produtores mais otimistas. A colheita teve um atraso de 20 dias, devido à situação que o solo se encontrava durante o período de clima seco e abafado. Agora, os agricultores correm para aproveitar as precipitações e manter o trabalho nas lavouras, com o cultivo milho, algodão e outras culturas.
De acordo com a meteorologista Bianca Lobo, as chuvas devem permanecer. O sul e oeste de Minas e Goiás, além do leste de Mato Grosso, receberão os maiores volumes. Esses acumulados de chuva ficam concentrados nas áreas escuras (em verde) onde podem registrar até 200 mm.
O engenheiro agrônomo Gustavo Hollmann, da Cooperativa Agrícola Mista Iraí Ltda, afirma que o pouco volume de chuva que caiu no inicio de novembro, em torno de 50 mm, foi o suficiente para animar muitos produtores e seguir com os plantios. A média para a época na região é de cerca de 200 mm. Mesmo com o volume escasso há aproveitamento para a lavoura. “Nas plantações que utilizam a irrigação, houve falta de água e as culturas ficaram prejudicadas. Porém, com a chegada das áreas de instabilidades e nuvens carregadas, o problema pode ser resolvido parcialmente e manter a produção ativa”, explica.
Data de Publicação: 01/12/2014 às 09:15hs
Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário