terça-feira, 27 de dezembro de 2016

BASF alerta para importância do manejo preventivo na lavoura de soja

BASF alerta para importância do manejo preventivo na lavoura de soja




BASF alerta para importância do manejo preventivo na lavoura de soja
27/12/16 - 15:37 


Para um maior rendimento de grãos nas lavouras de soja, o produtor deve estar sempre atento às condições climáticas e a ocorrência de pragas e doenças, que podem causar perdas significativas ao cultivo. Conforme o doutor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carlos Alberto Forcelini, mesmo com a presença de alguns fungos no solo, permanentes no campo entre as safras, as doenças externas também podem se estabelecer na fase vegetativa da soja.

A ferrugem asiática é um exemplo, o fungo é considerado a principal doença da oleaginosa, principalmente por sua agressividade e fácil propagação.

Nesse sentido, o produtor deve estar alerta e antecipar aos fatores que podem influenciar redução da produtividade do campo. Um dos pontos que dever ser considerado são períodos com elevada umidade do ar. De acordo com o serviço de monitoramento agrometeorológico da BASF, o Agrodetecta, as previsões apontam para ocorrência de maior intensidade de chuvas nos primeiros meses de 2017, o que pode influenciar o desenvolvimento de doenças nas lavouras.

“Na Região Sul, na última, safra nós tivemos uma situação em que a ferrugem aconteceu um mês mais cedo do que normalmente aparece. O produtor precisa estar atento e aplicar o conceito de manejo preventivo de forma correta, assim quando o fungo chegar à lavoura de soja, ela estará protegida pelo fungicida” comenta Forcelini.

Pensando nas necessidades do produtor, a BASF, empresa química líder em inovação, oferece o fungicida Orkestra™SC. O produto contribui para um manejo preventivo e ajuda no controle efetivo de doenças para o plantio da soja.

O Orkestra™SC não queima as folhas e possui um efeito que "blinda" doenças, protegendo a soja da ferrugem asiática, mancha-alvo, mancha-parda, mela, antracnose, oídio e crestamento foliar. Visando o melhor controle e manejo de resistência dos fungos aos fungicidas, a BASF recomenda sempre que for necessário a associação de produtos multissítios protetores as misturas especificas existentes no mercado.

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário