quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Mapa autoriza uso do Benzoato de emamectina em Mato Grosso

Mapa autoriza uso do Benzoato de emamectina em Mato Grosso





Mapa autoriza uso do Benzoato de emamectina em Mato Grosso
28/12/16 - 11:14 


Está prorrogado até 15 de Janeiro de 2018 o estado de “emergência fitossanitária” pelo surto de Helicoverpa armigera no estado de Mato Grosso. A decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada através da portaria de número 273 no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 23 de Dezembro. 
A decisão autoriza o uso de inseticidas à base de Benzoato de emamectina mesmo antes de sua liberação definitiva no País. A substância é apontada por diversos especialistas como o ingrediente ativo mais efetivo no controle da praga, mas sofre resistência por parte de ativistas ambientais e da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que considera sua toxidade além dos limites toleráveis.
“Essa é uma ótima notícia para os cotonicultores do estado de Mato Grosso, o maior produtor de algodão do país. Agora precisamos que o benzoato seja definitivamente liberado, pois ele é um dos produtos que se mostraram eficazes no combate dessa lagarta. A morosidade na liberação traz riscos econômicos, sociais e ambientais. Só a legalidade garante o controle”, afirma o presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), João Carlos Jacobsen Rodrigues, em comunicado.
Opinião coincidente tem o diretor técnico da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Nery Ribas: “A Helicoverpa está presente em nossas lavouras. Na safra passada, em função do clima seco, a pressão foi menor. O benzoato é uma ferramenta muito importante para combatê-la, e só podemos utilizá-lo na condição do estado de emergência”, afirmou.
De acordo com o coordenador de Projetos e Difusão Tecnológica do IMA (Instituto Matogrossense do Algodão), Márcio Souza, o benzoato de emamectina – por possuir um modo de ação diferente – pode evitar que a praga desenvolva resistência aos produtos hoje disponíveis no mercado: “Ao introduzi-lo no mix de controle, ajudamos a prolongar a vida útil dos inseticidas. Precisamos de mais agilidade na liberação de novas moléculas. A morosidade nos prejudica”.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário