quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Imea projeta recorde e safra de 30,5 milhões de toneladas de soja no Estado 29/12/2016 07:58



As lavouras da nova safra em Mato Grosso estão com bom desenvolvimento e com clima favorável para a cultura apontando para bons rendimentos a campo. Diante das expectativas positivas, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) projetou uma produção de 30,5 milhões de toneladas na safra 16/17 que, se confirmada, consagrará como recorde do maior Estado produtor de soja do país.
Ainda segundo os especialistas, no cenário mundial, há uma queda de braço entre a grande oferta mundial aguardada para 2017, que parte dela já está consolidada com a produção recorde dos EUA, versus a demanda agressiva, sobretudo pela China. Ainda assim, com estoques mundiais elevados, a tendência baixista paira sobre o mercado da soja. “Com as incertezas em torno da movimentação do dólar no próximo ano, 2016 encerra com expectativa de preço interno da soja para março-17 próximo a R$ 64/sc, sendo maior que no ano passado”.
Por outro lado, conforme o Imea, o custo de produção total deve atingir novo patamar inédito na temporada 16/17 em MT, de R$ 3.572/ha, aumentando os riscos da nova safra. “Ainda assim, as expectativas para 2017 são boas, sobretudo para a produção, e também à logística, com os portos do arco norte trazendo boas alternativas para o escoamento do norte do Estado, podendo refletir sobre a competitividade da soja mato-grossense no cenário mundial”, cita o instituto.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário