quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Sedec desenvolve plano para fortalecer segmentos produtivos no Estado 28/12/2016 08:24



O Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP) é o mais novo trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e visa certificar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Estado, entre eles o de mel e de confecção. A certificação é um avanço, uma vez que conclui a formalização do APL e promove o fortalecimento das cadeias produtivas dos diversos segmentos produtivos existentes em Mato Grosso. A previsão é concluir o PDP nos primeiros meses de 2017 para fomentar as produções.
“O Plano trará um diagnóstico e um prognóstico. Quer dizer, a condição em que se encontra o segmento e permitirá traçar diretrizes para ampliar a produção e fomentar a atividade com a perspectiva de mercado”, explica o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça. Segundo ele, o APL é formado por um conjunto de atores do mesmo segmento que tem articulação econômica com objetivo de desenvolver uma cadeia produtiva.
Em Rondonópolis, por exemplo, os representantes do ramo de fiação, tecelagem, vestuário e acessórios que integram o Sindicato do Vestuário da Região Sul (Sinvest-Sul) se organizaram para fomentar e melhorar a economia do setor na região. Para isso, precisam do apoio do governo visando o APL da Confecção. No fim de outubro, o titular da Sedec, Ricardo Tomczyk se reuniu com o Sinvest para ouvir a demanda e alinhar as discussões sobre os APLs.
Claudia Fagotti, presidente do Sinvest-Sul pontuou que o município convive com o fechamento de algumas empresas do setor e que os que estão na ativa sentem o reflexo da crise, portanto, buscam iniciativas para melhorar a realidade. “As empresas são pequenas, mas são geradoras de empregos. Precisamos de uma política adequada e rápida, com base num planejamento estratégico que contemple os pequenos empresários”, frisou ela.
Segundo Claudia, para estruturar o APL o governo tem que enxergá-los como geradores de empregos e renda, portanto, atores presentes na economia do município, e considerando um planejamento de longo prazo.
Núcleo estadual - Em abril deste ano, o governo do Estado institui o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso (NEAAPL-MT), por meio do Decreto 518. Para o ato, considerou a necessidade de implantação de novos Arranjos Produtivos Locais e a consolidação dos existentes, mediante a promoção de estudos técnicos e a formalização de planos, programas e projetos relacionados a eles.
O Núcleo é considerado um marco para os APLs, uma vez que direciona as ações. Além disso, é composto por entidades públicas e privadas, incluindo secretarias de estado e entidades.
As informações são do jornal A Gazeta. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Marcos Negrini/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário