quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Experimento nos EUA mostra resistência ao herbicida Dicamba

Experimento

Experimento nos EUA mostra resistência ao herbicida Dicamba


Soja Xtend resistente ao dicamba não apresenta fitotoxidade
Por:  -Aline Merladete 
Publicado em 14/09/2017 às 10:18h.
Em uma área de 480 acres, no centro-oeste americano, em Monmouth, Illinois, a Monsanto possui um Centro de Estudos e realizou um experimento de treinamento para mostrar como a tecnologia para soja Xtend se comporta. A tecnologia, que ainda não está aprovada no Brasil, possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, auxilia no manejo das plantas daninhas, em especial as que já possuem certa resistência aos produtos disponíveis no mercado.
No dia 28 de agosto, um grupo de agricultores e empresários brasileiros acompanharam a visita ao Centro de Estudos da Monsanto para ver os resultados do experimento realizado. 
O experimento fez diversos testes para comprovar como a tolerância ao herbicida dicamba ocorre. Em duas áreas – uma com pulverização e outra sem o uso do produto, é possível perceber que ambas tem a mesma aparência, tem a mesma similaridade. Comprovando assim, que a pulverização com dicamba não causou nenhuma fitotoxicidade ou prejuízo para a planta. 
De acordo com os dados apresentados, é necessário entender que nem todo o herbicida que possui dicamba pode ser aplicado – caso haja uma mistura, há possibilidade de haver fitotoxicidade. 
O dicamba é um herbicida possui o mesmo modo de ação do 2-4 D, porém neste experimento com a soja Xtend também foi constatado que, a aplicação do 2-4 D exibe efeito de fitotoxicidade.
Vídeo abaixo com a demonstração no Centro de Estudos da Monsanto em Monmouth - Illinois


Nenhum comentário:

Postar um comentário