sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Chuvas estão de volta; Rio S. Francisco está cheio e grandes reservatórios começam a se recuperar

Publicado em 22/12/2017 12:52 e atualizado em 22/12/2017 16:42



É o fim da seca no Nordeste brasileiro, por Carla Mendes e Andressa Simão, do Notícias Agrícolas
​Nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA), nos últimos dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa/BA, em 12 de dezembro
As chuvas estão de volta, vieram para ficar, o rio São Francisco está cheio e grandes reservatórios começam a se recuperar. O nível do reservatório de 3 Marias, em Minas Gerais, já está acima de 16% de seu volume. Há um mês, mostrava tão somente 6% do volume de água armazenada.
Na cabeceira, na Serra da Canastra (sul de Minas), a nascente do S. Francisco já exibe uma queda muito mais volumosa.
Embora com números ainda tímidos, os postos de medição - estações fluviométricas - da bacia do  rio São Francisco no Estado da Bahia também começam a indicar a melhora. Quatro de seis destes postos mostram números maiores de vazão média até o último dia 21 de dezembro, segundo as últimas medições da ANA (Agência Nacional de Águas).  
Dos quatro reservatórios do maior rio de integração do país - pontos onde estão as usinas hidrelétricas de Sobradinho, Xingó, Itaparica e Três Marias - três deles um maior volume útil de água. Ao observar dados das Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A), o volume útil final da usina de Três Marias é de 16,8%, contra 8% em 1º de dezembro e 6,2% em 21 de novembro. 
O reservatório equivalente da bacia do Rio São Francisco, também até o último dia 21 e segundo números da ANA, mostra 8,97% de volume útil. Embora menor do que os pouco mais de 14% observados em 20 de dezembro de 2016, esse número também já mostra a melhora que as chuvas dos últimos dias chegaram para mudar o cenário e trazer um novo ciclo de prosperidade não só para o Nordeste, mas para a área em toda extensão do São Francisco. 
Somente na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, até o último dia 11 de dezembro, o nível do São Francisco já havia registrado um aumento de três metros, conforme uma nota da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). 
​Nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA), nos últimos dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa/BA, em 12 de dezembro
Em um vídeo de 18 de dezembro publicado pelo portal Sudoeste Notícias mostra o São Francisco, na altura da Ilha do Medo, quase toda coberta. 
Vídeo do portal Sudoeste Notícias mostra Rio São Francisco cheio, em 18 de dezembro, próximo à comunidade de Barrinha, na Bahia
É o fim da seca no Nordeste, e a recuperação é visível em outros rios, como no Araguaia. Dados levantados pelo Portal Araguaia mostram que, em 18 de dezembro, "a vazão no rio Araguaia medida na Estação Aruanã, segunda-feira, 18/12, às 16:00 horas, é de 1.850,56 m³ por segundo, ou 1.452,84 caixas d’água a cada segundo ou aproximadamente 2.670 piscinas olímpicas indo para o mar a cada hora". 
Rio Araguaia em 18.12.2017
Rio Araguaia em 18 de dezembro
Rio Araguaia em 18.12.2017
Rio Araguaia em 18 de dezembro
Na sequência, vídeos também mostram o rio Araguaia cheio
Nas últimas quarta (20) e quinta-feira (21), chuvas de granizo chegaram ao Ceará e impressionaram. "Foi uma cena maravilhosa. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Parambu", afirmou ao site G1 regional Antônia Rocha, que filmou e fotografou o granizo no interior cearense. Além de Parambu (CE), outras cidades nordestinas também tiveram granizo e chuvas.

Os números começam a mostrar um novo cenário no Brasil, depois de um período preocupante de severa baixa nos reservatórios e preocupação com o potencial de produção de energia no país e todos os efeitos que isso poderia causar, principalmente no âmbito econômico, com custos mais elevados.  
O verão brasileiro, afinal, deverá ser de chuvas mais contínuas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e com índices de chuvas acima da média para o Nordeste, de acordo com o prognóstico trimestral do Inmet, situação que, se confirmada, deve contribuir para a continuidade dessa recuperação. 
Leia mais:
Chuvas dos últimos dias
Nos últimos 90 dias, porém, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a Bahia recebeu acumulados de chuvas que ficaram entre 150 e 400 mm, enquanto Minas Gerais recebeu de 300 a 600 mm. 
Chuvas 90 dias
Contabilizados os últimos 30 dias, esses números passam para 70 a 250 mm no estado baiano e de 200 a 400 mm no mineiro. 
Chuvas 30 dias
Ao se observar os números de apenas 15 dias, ainda de acordo com dados do Inmet, as chuvas somaram entre 70 e 120 mm na Bahia e de 50 a 120 mm em Minas. E um estudo mostra que esse é o período - de exatamente 15 dias - que as chuvas que caem em Minas Gerais demoram para chegar ao trecho principal do São Francisco, na Bahia. 
Chuvas 15 dias
E as previsões climáticas seguem mostrando mais chuvas para a região nos próximos dias, principalmente no Nordeste do Brasil. A atuação de um sistema de baixa pressão deverá levar mais precipitações à região.
Em Minas Gerais, trinta cidades já decretaram situação de emergência por conta das chuvas intensas que ocorrem no estado desde outubro. Somente em dezembro, quatro pessoas morreram em decorrência dessas condições climáticas, e desde outubro já são sete.
Tags:
 
Por: Carla Mendes e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário