quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

SAFRA DE SOJA 2017/18 PROMETE SER DESAFIO PARA PRODUTOR MATO-GROSSENSE, DIZ IMEA

SAFRA DE SOJA 2017/18 PROMETE SER DESAFIO PARA PRODUTOR MATO-GROSSENSE, DIZ IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou boletim prospectando os possíveis cenários para a cultura da soja no Estado. De acordo com o relatório, a safra 2017/18 promete ser “mais um desafio para o produtor de soja mato-grossense”.
É esperada uma produção de 30,60 milhões de toneladas, com previsão de recuo de 2,14%, ou 670 mil toneladas, ante a safra passada. É ainda estimada uma redução de 2,31% na produtividade, passando para 54,12 sacas por hectare, puxada, segundo o relatório, pelo atraso na chegada das chuvas, que retardaram o andamento inicial da semeadura. “Dito isso, as condições climáticas durante o desenvolvimento das lavouras e na hora da colheita serão determinantes para a consolidação dos rendimentos a campo”.
No mesmo movimento, aponta o Imea, está a estimativa do custo total de produção, que tem perspectiva de redução de 5,26% para um total de R$ 3,4 mil por hectare, tendo impacto direto sobre o ponto de equilíbrio da safra, que apresentou recuo de R$ 2,31/sc ante a safra passada.
“No cenário mundial, ainda há incertezas quanto ao direcionamento das cotações da soja, mas elas seguem oscilando em um viés de queda, que persiste ao longo de 2017, porém os possíveis impactos do fenômeno La Niña na América Latina, principalmente sobre as lavouras argentinas e do sul do Brasil, podem inverter o cenário apresentado neste ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário