segunda-feira, 30 de abril de 2018

Exporural recebe excursões de agricultores de diferentes pontos da região

Fenasoja 2018

Exporural recebe excursões de agricultores de diferentes pontos da região


270 agricultores participaram de excursões, organizadas pela Emater/RS-Ascar, à Fenasoja 2018 que acontece no Parque Municipal de Santa Rosa
Por:  
Publicado em 30/04/2018 às 14:07h.
Nesta segunda-feira (30/04), em torno de 270 agricultores participaram de excursões, organizadas pela Emater/RS-Ascar, à Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018), que acontece no Parque Municipal de Santa Rosa. Com apoio da empresa Ouro e Prata e da Comissão da Exporural, receberam transporte agricultores de Giruá, Caibaté, Mato Queimado, Roque Gonzales, Sete de Setembro, São José do Inhacorá, Tucunduva e Novo Machado. Até o final da semana, outros mil agricultores são esperados em dias de campo organizados pela Emater/RS-Ascar.
Neste quarto dia da Fenasoja, os agricultores participaram de visita guiada aos lotes da Emater/RS-Ascar na Exporural. Na oportunidade conferiram orientações práticas sobre gestão na atividade leiteira (controle de custos, instalações, pastagens e sistema silvipastoril), tecnologias para produção de autoconsumo e comercialização do excendente (pomar e horta com plantio no solo, sistema hidropônico e semi-hidropônico, cultivo protegido com plástico e sombrite), energias alternativas (biodigestor, aquecimento solar e carneiro hidráulico), solos, crédito, plantas bioativas, manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja e secagem e armazenagem de grãos. 
Outros espaços visitados pelas excursões foram os Caminhos da Soja, com cenários do desenvolvimento da agricultura regional, e a Cozinha Experimental da Soja, onde são oferecidas oficinas culinárias gratuitas. 
O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, explica que entre as excursões e dias de campo organizados pela Instituição, 1.400 agricultores no total, vindos de 34 municípios, devem visitar a Exporural até a sexta-feira. Os dias de campo acontecem de 02 a 04/05, a partir das 9h, com a apresentação de propostas e tecnologias de produção em diferentes áreas. Para o transporte do público, a empresa Ouro e Prata disponibilizou 9 mil quilômetros entre os municípios participantes. A participação está sendo organizada pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. 
A área total da Exporural, nesta edição, contempla 23, 527 mil m2, sendo mais de 18 mil m2 com exposição de cultivares, insumos, sementes, cooperativismo e tecnologias e 5 mil m2 com maquinário, que integram a Exporural às demais atrações no Parque de Exposições. No total podem ser visitados 19 expositores na Exporural

Nenhum comentário:

Postar um comentário