sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Agroconsult vê alta de 13% na receita com safras de grãos e algodão do Brasil em 2018



Publicado em 28/09/2018 20:08


SÃO PAULO (Reuters) - A receita obtida por produtores de soja, milho, trigo e algodão do Brasil em 2018 deve crescer pouco mais de 13 por cento ante o ano anterior, para 186 bilhões de reais, com variação do dólar sustentando os preços e também sob influência dos prêmios pagos por chineses em guerra comercial com os EUA, segundo estudo da Agroconsult.
Essa alta na receita ajudou a compensar com folga a elevação dos custos, avaliou estudo da consultoria, que aponta também a possibilidade de um novo forte aumento nos ganhos dentro da porteira das fazendas em 2019.
O crescimento do faturamento na safra 2017/18 garantiu boas margens operacionais para os produtores, acrescentou a Agroconsult, salientando que a geração de caixa (medida pelo Ebitda) daqueles produtores deve atingir no período 52 bilhões de reais, versus 30 bilhões de reais em 2016/17.
Segundo a Agroconsult, o ano seria ainda melhor sem o aumento nos custos dos fretes, após a instituição de uma tabela de preços para o transporte rodoviário depois da greve dos caminhoneiros, que gerou custos adicionais estimados para a cadeia produtiva de 5 bilhões de reais.
"O impacto do frete para o produtor é um desconto no valor do produto, mas como tivemos câmbio favorável e prêmios, por conta da guerra comercial (dos EUA contra a China), o produtor rural sentiu menos o impacto", disse o sócio analista da Agroconsult Marcos Rubin à Reuters, dizendo que as tradings sofreram mais com o custo adicional dos transportes.

Ele ponderou que, se as incertezas políticas que fizeram o dólar disparar 25 por cento de janeiro a setembro --ajudando na formação de preços das commodities em reais-- forem dirimidas, e se a guerra comercial entre EUA e China esfriar, os fundamentos do mercado, com grandes safras nos EUA, poderiam pressionar a rentabilidade do produtor brasileiro.
Enquanto o dólar estiver em alta e a disputa entre EUA e China prosseguir, beneficiando o Brasil, a tendência é de que os ganhos dos brasileiros continuem firmes.
Assim, o cenário atual da Agroconsult projeta uma receita de 208 bilhões de reais com a produção de soja, milho, trigo e algodão no ano que vem, 12 por cento mais do que na safra de 2018.
"Mas o fato é que há muita incerteza a respeito de fatores que interferem diretamente nesse resultado. Mais de dois terços do adicional de receita previsto se devem a aspectos alheios aos fundamentos da oferta e da demanda, como o câmbio e os movimentos de mercado causados pela guerra comercial...", diz o estudo.
Enquanto isso, os custos dos fretes rodoviários em 2019, na comparação com a situação anterior à tabela, subiriam 6 bilhões de reais em 2019, o que aponta para novos descontos ao valor pago aos produtores.
(Por Roberto Samora)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário