quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Embrapa realiza curso sobre processamento de sêmen refrigerado bovino

Produção animal

Embrapa realiza curso sobre processamento de sêmen refrigerado bovino


Embrapa Pantanal realiza na sede da instituição em Corumbá (MS) um curso sobre o processamento de sêmen refrigerado bovino
Por:  
Publicado em 27/09/2018 às 12:38h.
Nos dias 04 e 05 de outubro, a Embrapa Pantanal realiza na sede da instituição em Corumbá (MS) um curso sobre o processamento de sêmen refrigerado bovino. “O objetivo do curso é apresentar para os veterinários da região e de outros estados a importância do processamento de coleta, avaliação e refrigeração espermática para que ocorra aumento da prenhez durante a estação de monta, resultando em aumento da eficiência reprodutiva e produtiva”. As palavras são da pesquisadora da Embrapa Pantanal Juliana Borges, coordenadora do curso.
De acordo com Juliana, o uso da técnica de refrigeração do sêmen bovino pode aumentar em até 20% as taxas de prenhez em comparação com o uso do sêmen congelado. Para atingir esses resultados, porém, é preciso trabalhar com o processamento correto do material. “Do contrário, corremos o risco de danificar a célula espermática ao invés de refrigerar com eficiência”, afirma.
“Temos que fazer uma boa coleta, com higienização. Depois, é preciso avaliar previamente o sêmen para verificar questões como motilidade, vigor, concentração, patologia. Após tudo isso, temos que pensar em como refrigerar, que diluidor utilizar, de que maneira diluir e que concentração usar”.
Para discutir o tema, serão realizadas abordagens e discussões de temas baseados em evidências científicas com base nos resultados obtidos pelo projeto + Cria, coordenado pela unidade pantaneira de pesquisa da Embrapa dentro do arranjo + Precoce, liderado pela Embrapa Gado de Corte. Os estudos investigam alternativas para aprimorar a qualidade e aumentar o número dos novilhos precoces produzidos no estado de MS.
“A realização deste curso antes da estação de monta do rebanho de bovinos de corte, que acontece de outubro a fevereiro ou de novembro a março no Pantanal (dependendo da distribuição das chuvas), é fundamental para capacitar e estimular a utilização dessa técnica”, descreve Juliana.
O “I Curso de Processamento de Sêmen Refrigerado Bovino” conta com o apoio do Sindicato Rural de Corumbá. Além de Juliana Borges, o curso terá a participação do também pesquisador da Embrapa Pantanal Ériklis Nogueira. Inscrições, dúvidas sobre custos, locais de realização e outras perguntas relacionadas ao curso deverão ser feitas pelo e-mail juliana.borges@embrapa.br .
Serviço - I Curso de Processamento de Sêmen Refrigerado Bovino
Quando: 04 e 05 de outubro
Horário: das 08h às 12h30/ das 12h30 às 18h
Local: Sede da Embrapa Pantanal – rua 21 de setembro, 1.880, bairro N. S. de Fátima e fazenda Primavera (EMA Pantanal) / Corumbá (MS)
Programação:
Teoria
Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, importância dos diluidores, concentração e morfologia espermática
Prática
  • Colheita de sêmen via eletroejaculação;
  • Avaliação das características físicas (motilidade, vigor, concentração e patologia);
  • Diluição, refrigeração (e criopreservação) do sêmen bovino;
  • Avaliação do sêmen refrigerado bovino após processamento.
Dia 04/10 (quinta-feira)
08:00 – 08:30 – Inscrições e recebimento do material
08:30 – 08:50 – Abertura
08:50 – 10:30 – Célula espermática, espermatogênese: espermatocitogênese e espermiogênese
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:30 – Função dos diluidores
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:00 – Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, motilidade, vigor, morfologia e concentração espermática
16:00 – 16:15 – Intervalo
16:15 – 18:00 – Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, motilidade, vigor, morfologia e concentração espermática (continuação)
Dia 05/10 (sexta-feira)
08:00 – 18:00 – Curso prático com coleta, avaliação diluição e refrigeração dos ejaculados na Fazenda Primavera (EMA Pantanal) / Corumbá – MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário