sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ministro Lewandowski autoriza Lula a conceder entrevista para jornal Folha de S. Paulo



Publicado em 28/09/2018 10:05 e atualizado em 28/09/2018 11:37


O Antagonista

Lewandowski autoriza entrevista de Lula

Ricardo Lewandowski autorizou Lula a conceder entrevista para a Folha de S. Paulo.
O jornal se presta ouvir um criminoso disposto a fazer propaganda para o candidato encarregado de tirá-lo da cadeia.

Lula sai da cadeia, Dallagnol entra

Se Fernando Haddad for eleito, Lula sai da cadeia e os procuradores da Lava Jato entram no lugar dele.
O Estadão informa que “o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, comunicou a Dias Toffoli a abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol”.
Leia o que O Antagonista publicou sobre o corregedor:
Ontem noticiamos que o corregedor-nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, tentou censurar o procurador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima, recomendando que ele evitasse “mencionar pessoas investigadas por ele e outros membros em publicações nas redes sociais e na esfera privada”.
Orlando Rochadel Moreira é amigo de Ela Wiecko e foi procurador-geral de Justiça de Sergipe, durante o governo do petista Marcelo Déda.
Déda morreu em 2013, mas o petismo do censor de Carlos Fernando dos Santos Lima continua bem vivo.

“Haddad esteve com integrantes de tribunais superiores”

A comediante da Folha de S. Paulo contou mais uma:
“O PT voltou a estabelecer pontes com o Judiciário. O próprio presidenciável Fernando Haddad esteve recentemente com integrantes de tribunais superiores.
Nas conversas, Haddad afirmou que, se eleito, respeitará e fortalecerá as instituições.
A preocupação de magistrados é com a possibilidade de concessão de indulto a Lula. Haddad tem afirmado publicamente que não concederá o benefício.”
Não será preciso.

Na Reuters: Ministro Lewandowski autoriza Lula a conceder entrevista para jornal Folha de S. Paulo

LOGO REUTERS
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na manhã desta sexta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e comentou na mesma decisão sobre a "necessidade da prisão" do petista, segundo despacho obtido pela Reuters.
Essa é a primeira decisão favorável ao petista relativa a conceder entrevista, desde que ele foi preso em abril para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro, resultante de condenação no processo do tríplex do Guarujá (SP).
O ex-presidente também teve rejeitado, durante a campanha eleitoral, até ter sua candidatura ao Palácio do Planalto barrada pela Lei da Ficha Limpa, a todos pedidos anteriores para falar com a imprensa.
A Folha tinha questionado decisão anterior da vara responsável pela execução da pena do ex-presidente que se posicionou contra a possibilidade de o petista conceder entrevista. O jornal foi ao STF reclamar do fato de que estaria ocorrendo um desrespeito à liberdade de imprensa, assegurado por decisão do próprio Supremo.
Na decisão, Lewandowski argumentou que o STF já tem inúmeros precedentes de garantir o "direito de pessoas custodiadas pelo Estado, nacionais e estrangeiros, de concederem entrevistas a veículos de imprensa, sendo considerado tal ato como uma das formas do exercício da autodefesa".
O ministro do STF também destacou que não pode se dar tratamento diferenciado a presos que foram liberados a dar entrevistas e outros não. No despacho, Lewandowski aproveitou para tecer breves comentários sobre a necessidade de Lula estar preso. O ministro já se manifestou contrariamente à execução da pena após esgotados os recursos em segunda instância, que é o caso de Lula.
"A suposta falta de segurança no local da custódia como fundamento para negar o direito de o preso conceder entrevista à imprensa, caso seja procedente, demanda uma análise mais acurada sobre a necessidade da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para execução provisória da pena, haja vista tratar-se de pessoa com mais de 70 anos de idade (idosa segundo a legislação específica) e que já enfrentou tratamento para combater câncer na laringe", disse Lewandowski.
"Não é crível, portanto, que a realização de entrevista jornalística com o custodiado, ex-presidente da República, ofereça maior risco à segurança do sistema penitenciário do que aquelas já citadas, concedidas por condenados por crimes de tráfico, homicídio ou criminosos internacionais, sendo este um argumento inidôneo para fundamentar o indeferimento do pedido de entrevista", completou o ministro.
O STF só deve realizar o julgamento sobre a constitucionalidade da prisão em segunda instância no próximo ano, conforme já disse publicamente o presidente do tribunal, Dias Toffoli. Enquanto isso, vale o precedente fixado em 2016 que permite a execução provisória da pena após esgotados os recursos em segundo grau.
Tags:
 
Fonte: O Antagonista + Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário