sexta-feira, 28 de setembro de 2018

China diz que "não há motivo para pânico" em relação ao atrito com os EUA



Publicado em 28/09/2018 11:59

Por David Brunnstrom
NOVA YORK (Reuters) - O principal diplomata do governo chinês, Wang Yi, disse nesta sexta-feira que "não há motivo para pânico" sobre o atrito entre Pequim e Washington e que "podemos superar as dificuldades atuais".
Em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou Pequim de tentar se intrometer nas eleições parlamentares de 6 de novembro em uma tentativa de impedir que ele e seu Partido Republicano se saíssem bem por conta de sua posição comercial. Wang rejeitou a acusação.
Wang disse ao Conselho de Relações Exteriores em Nova York que ações concretas devem ser tomadas para manter as relações entre a China e os Estados Unidos e que "a história lembrará aqueles que assumiram a liderança em tempos nebulosos".
Os Estados Unidos e a China estão envolvidos em uma guerra comercial, provocada pelas acusações de Trump de que a China há muito procura roubar a propriedade intelectual dos EUA, limitar o acesso ao seu próprio mercado e subsidiar injustamente as empresas estatais.

Wang disse que a China está fomentando laços econômicos mais próximos com a Rússia, já que as duas economias são complementares e Moscou e Pequim estão na mesma página sobre questões internacionais.
Ele também alertou que uma maior cooperação com a China é fundamental para a desnuclearização de sua aliada Coreia do Norte.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário