terça-feira, 30 de abril de 2019

Frango abatido: desempenho no 1º quadrimestre de 2019



O frango abatido vai encerrando o quarto mês de 2019 sem apresentar as grandes variações de preço típicas do momento de chegada ao mercado da massa salarial mensal

O frango abatido vai encerrando o quarto mês de 2019 sem apresentar as grandes variações de preço típicas do momento de chegada ao mercado da massa salarial mensal (a exceção, em geral, ocorre no mês de janeiro – não só porque o consumo cai devido às férias, mas também porque o poder aquisitivo do consumidor foi todo exaurido).
Assim, enquanto em fevereiro e março deste ano a variação de preço entre o início do mês e o valor “pico” superou os 8%, em abril corrente não chegou a 1,5%. Mas não só isso. Pois nos dois meses anteriores, a despeito de os preços recuarem na segunda quinzena, o frango abatido encerrou o período com valor superior ao do início do mês, fato que não se repete em abril corrente – o que sugere ter sido atingido um patamar “palatável” para o consumidor.
Nada disso, porém, significa que o desempenho do frango abatido no mês de abril tenha ficado aquém das expectativas. Muitíssimo ao contrário. Pois, como deixa claro o gráfico abaixo, os valores alcançados no mês ficaram significativamente acima dos registrados há um, dois ou três anos atrás. Nominalmente, aliás, corresponderam ao segundo melhor resultado de todos os tempos, já que o valor médio do mês (R$4,38/kg, resultado preliminar) ficou abaixo, apenas, dos R$4,48/kg de setembro de 2016, ocasião em que as condições de produção eram totalmente adversas ao setor produtivo.
Outro resultado a ressaltar refere-se à evolução de preços no decorrer do ano. Pois, talvez pela primeira vez na história do setor – o quadrimestre está sendo encerrado com um valor superior ao registrado no início do ano. Exemplificando, nos oito primeiros anos da presente década o preço em 30 de abril foi, em média, 14,21% inferior ao do primeiro dia de negócios do ano, chegando a registrar (2013) queda próxima de 33%. Hoje, 30, o preço médio do frango abatido deve situar-se perto de 5% acima do alcançado em 2 de janeiro passado – resultado que subverte a curva sazonal de preços do produto, decrescente entre janeiro e maio.
Para terminar não custa acrescentar que o melhor resultado do frango abatido em, praticamente, todos os tempos ocorreu naquele que tem sido, anualmente, um dos momentos mais desafiantes para o produto: o período de Quaresma. O que ajuda a confirmar que o mercado se encontra em um novo (inédito?) estágio.

Data de Publicação: 30/04/2019 às 12:30hs
Fonte: AviSite

Nenhum comentário:

Postar um comentário