Publicado em 30/07/2019 15:50 e atualizado em 30/07/2019 17:02
Alertas de geadas para RS e PR previstas para o final dessa semana
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Após perdas ocasionadas por geadas pontuais e período sem precipitações, o potencial produtivo da safra de trigo está mantido. Nesta semana, o Cropview faz um alerta aos produtores rurais sobre a possibilidade de geadas neste final de semana nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Segundo a Diretora do Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, a safra de trigo registrou perdas no estado do Paraná. “Tiveram duas questões que contribuíram para este cenário, na qual uma geada que foi muito pontual no começo de julho e que afetou algumas lavouras. Outro fator que penalizou foi a irregularidade das chuvas já que o volume foi menor do que o esperado”, afirma.
De acordo com modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 29 de julho a 03 de agosto, mostram que as condições climáticas devem ser secas na maior parte do país. “As poucas chuvas que acontecem é no sul do Brasil com volumes pequenos, mas observamos nas temperaturas mínimas que está chegando uma frente fria no final de semana”, comenta.
Nos dias 03 a 08 de agosto, os modelos meteorológicos apontam que a frente fria começa a recuar. “No oeste do Paraná, as temperaturas mínimas estão menores que 10º C, mas não abaixo de 4º C. Por outro lado, a maioria do centro-sul do Brasil terá uma queda nas temperaturas e as chuvas ficam apenas no Norte”, ressalta.
Já no período de 08 a 13 de agosto, as condições climáticas apontam precipitações no estado do Rio Grande do Sul. “Nós tivemos chuvas a dez dias atrás e o município de São Gabriel recebeu um volume normal para o período e temos uma sinalização que isso pode ocorrer novamente”, aponta.
Para Turvo (PR), considerando um plantio de trigo no dia 25 de maio, com ciclo de 120 dias e o sistema mostra que a penalização pode chegar a 3% em função da falta de precipitações. Assim, a estimativa é de uma produtividade de 55 sacas até o final do ciclo.
Já no município de Pato Branco (PR), considerando um plantio de trigo em 20 de maio e um ciclo de 120 dias. “O sistema mostra o município pode ter penalização por geadas”, relata.
Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário