sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Resumo: EUA e China assinam "Fase 1" de acordo comercial, mas mercado mantêm ceticismo



Publicado em 17/01/2020 17:00

A China continuará buscando soja no mercado brasileiro mesmo após o acordo comercial sino-americano e o Brasil pode recuperar espaço na Europa e em outros países da Ásia, avalia o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que vai defender no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), as reformas implementadas pelo governo Jair Bolsonaro, responsáveis por tirar o Brasil do "abismo fiscal", segundo ele.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas regras para cobrança do frete rodoviário, entre elas está a obrigação do pagamento do chamado frete retorno para os caminhoneiros. Além disso, a resolução também determina novos valores para cálculo do frete.
A Moody's Investors Service vê recuperação do mercado de trabalho, inflação abaixo do centro da meta e retomada da oferta de crédito no Brasil em 2020, fatores que devem ajudar na retomada da economia do País. Em relatório, a agência de classificação de risco destaca a aceleração do consumo observada nos últimos meses de 2019 como motor do crescimento brasileiro neste ano.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma resolução que estabelece regras e metodologia para cobrança de frete em transporte remunerado de cargas.
Os Estados Unidos planejam apoiar a proposta do Brasil de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no lugar da Argentina, confirmou o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo.
A fase um do acordo comercial entre China e Estados Unidos foi oficializada e assinada. O anúncio, como vinha sendo esperado e especulado pelo mercado, foi morno e sem muitos detalhes. A cerimônia aconteceu na Casa Branca. 
A taxa de paridade central da moeda chinesa, o renminbi, ou yuan, atingiu o maior nível em cinco meses. No nível mais forte desde 1º de agosto de 2019, a taxa de paridade central se fortaleceu em 309 pontos, para 6,8954 contra o dólar, segundo o Sistema do Comércio de Divisas da China (CFETS).
A agência internacional de notícias Bloomberg informou, na tarde desta terça-feira (14), que as tarifas de bilhões de dólares sobre mercadorias chinesas importadas pelos EUA deverão ser mantidas até depois do período das eleições presidenciais norte-americanas mesmo com a assinatura da fase um do acordo. 
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou em relatório semestral que a China não deve mais ser designada como manipuladora de moeda de câmbio, revertendo conclusão de agosto que havia impactado o mercado financeiro.
À medida em que se aproxima a data de assinatura da fase um do acordo comercial entre China e Estados Unidos, o mercado não desvia suas atenções da demanda e do abastecimento na China. A proximidade do Festival da Primavera, a ser comemorado em 25 de janeiro, também ajuda a elevar o consumo e traz alguma sustentação às cotações da oleaginosa. 
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de embarques de grãos, com os números da soja acima das expectativas do mercado.
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) caiu de 3,60% para 3,58%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.

Imea aponta que milho vai continuar em alta durante 2020


Analista da INTL FCStone traça cenários possíveis para os preços da soja após assinatura de acordo entre China e EUA


Cropview indica melhores condições para as lavouras de soja que foram plantadas no tarde no oeste baiano


Valorização do Yuan vai estimular aumento das importações chinesas, mas Brasil pode perder espaço para os EUA


Venda direta de etanol pelas usinas só beneficiaria 5% do mercado e prejudicaria o Renovabio


Café: Chuvas das últimas semanas foram positivas para o Brasil; analista acredita que 2020 será melhor para o cafeicultor


Mercado de suínos segue pressionado em janeiro com margem de lucro estreita para o suinocultor

Tags:
 
Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário