segunda-feira, 31 de março de 2014
31/03/2014 - 10:33
31/03/2014 - 10:33
Pesquisadores da Coreia do Sul visitam a Embrapa Pecuária Sul
Embrapa Pecuária Sul
Dois pesquisadores na área de genética e melhoramento animal da Coréia do Sul estiveram na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), na última semana conhecendo as instalações da unidade. Seung Hwan Lee e Hyun-Jeong Lee integraram a comitiva da Rural Development Administration (RDA), órgão que cuida do desenvolvimento rural daquele país, que passou a semana no Brasil discutindo possibilidades de parcerias em diferentes áreas da agropecuária. A Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa e o Labex Coreia do Sul firmaram um convênio com o RDA para projetos conjuntos nas áreas de nutrição de aves, produção de frutas e vegetais, e melhoramento genético de bovinos de corte. Nesta última área uma das unidades que fará parte do convênio será a Embrapa Pecuária Sul.
Depois de encontros com a diretoria da Embrapa, o grupo se dividiu por áreas de interesse e os dois pesquisadores envolvidos com questões relacionadas à pecuária de corte se dirigiram para Bagé na quinta-feira (20/03). Na Embrapa Pecuária Sul, os pesquisadores foram recebidos pelo Chefe Geral da unidade, Alexandre Varella, que apresentou as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no centro. De acordo com Varella, as pesquisas em andamento têm sempre como objetivo oferecer competitividade à carne produzida nos campos Sul-brasileiros e, com isso, contribuir com a melhoria da renda dos produtores rurais. “Nesse sentido, nosso portfólio abrange diferentes aspectos que interferem diretamente na produção e na qualidade da carne e do leite”, ressaltou Varella.
Numa segunda etapa da visita, os pesquisadores coreanos, que fazem parte do National Institute of Animal Science, conhecerem as instalações dos laboratórios da unidade. Foram visitados os laboratórios de reprodução animal, sanidade animal, qualidade da carne e de bioinformática e estatística genômica, ocasião em que puderam trocar informações com os pesquisadores locais. Na sexta-feira, Seung Hwan Lee e Hyun-Jeong Lee conheceram parte dos campos experimentais da unidade, onde puderam conhecer bovinos da raça Brangus e ovelhas da raça Crioula. Depois foi a vez do pesquisador Seung Hwan Lee proferir uma palestra abordando os trabalhos de melhoramento genético que são desenvolvidos com a raça bovina Hanwoo, nativa da Coreia.
Para finalizar o encontro, os coreanos se reuniram com os pesquisadores Marcos Yokoo e Fernando Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul, para discutir a parceria entre as duas instituições na área de melhoramento genético de bovinos. Mais especificamente os trabalhos serão focados na parte de avaliação genômica e definição dos objetivos de seleção, e incrementos nos ganhos genéticos e nas acurácias utilizando valores genômicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário