sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
Chuva ajuda desenvolvimento das lavouras de soja em MS
26/12/2014 08h50 - Atualizado em 26/12/2014 08h50
Chuva ajuda desenvolvimento das lavouras de soja em MS
Estado cultivou 2,3 mi de ha e espera colher 6,5 mi de t.
Chuvas tem ocorrido em bom volume e com boa distribuição.
Anderson Viegas
Do Agrodebate com informações da TV Morena
O bom volume e a boa distribuição de chuvas registrada nos municípios da grande Dourados, na região sul, de Mato Grosso do Sul, tem ajudado no desenvolvimento das lavouras de soja do estado.
A avaliação foi feita nesta sexta-feira (26), pelo agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz. “A maior [precipitação] registrada até o momento foi de 22 milímetros, mas ao longo do mês contabilizamos 12 ocorrências em um período de 24 dias . Então estão [as chuvas] ocorrendo em um bom volume e com boa distribuição”, avaliou.
De acordo com Fietz, a previsão para janeiro quando deve ter início a colheita da soja no estado, é de uma quantidade de chuvas considerada normal na região, bem próximo da média histórica que é de 160 milímetros.
Ele diz que não estão previstos veranicos (mistura de estiagem com temperaturas altas), mas que eles podem ocorrer, já que são comuns neste período na região.
Na safra 2014/2015, foram cultivados com soja em Mato Grosso do Sul 2,3 milhões de hectares, 120 mil hectares a mais que na temporada anterior, segundo a Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS). Conforme a entidade, a projeção é que produção seja a maior da história sul-mato-grossense, superando os 6,5 milhões de toneladas.
tópicos:
Dourados, Mato Grosso do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário