sexta-feira, 29 de abril de 2016

Trigo: Paraná deverá ter área ainda menor

Trigo: Paraná deverá ter área ainda menor





Trigo: Paraná deverá ter área ainda menor
29/04/16 - 12:17 


A redução na área de trigo plantada no Paraná deve ser de 14%, chegando a 1,16 milhão de hectares, de acordo com dados divulgados pela Consultoria Trigo & Farinhas. A nova estimativa aponta redução ainda maior que a prevista em março, quando o recuo esperado era de 11%. 


Com isso, o potencial produtivo da safra 2016 deve ser de 3,5 milhões de toneladas – abaixo dos 3,6 estimados em no mês anterior. Mesmo assim, os paranaenses devem colher mais trigo do que o obtido na safra de 2015. 
O plantio atingiu nesta semana 3% da área estimada, dois pontos percentuais abaixo do menor percentual apurado nos últimos 5 anos e 9 pontos abaixo da média deste mesmo período. O atraso foi consequência da estiagem observada no mês de abril. Porém, as chuvas trazidas junto à frente fria do dia 26/04 criaram condições para o início do plantio. 
“Apesar do atraso, há tempo hábil para que os produtores finalizem o plantio dentro das recomendações técnicas, mesmo aqueles dos municípios que o período ideal se encerra no dia 10 de maio. A não efetuação do plantio, caso ocorra, poderá ser creditada mais aos altos custos de produção da cultura do que à perda da janela ideal”, conclui o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.

Agrolink


Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário