sexta-feira, 29 de abril de 2016

Venda de centenária produtora de carnes deve ser barrada na Austrália

29/04/2016 13h29 - Atualizado em 29/04/2016 13h29


Venda de centenária produtora de carnes deve ser barrada na Austrália




No dia 19, foi anunciada a venda do império pecuarista por US$ 288 mi.
Segundo governo, venda para chinesas seria contrária a interesses do país.

Do Estadão Conteúdo

O acordo de venda da maior criação de gado bovino na Austrália, a S. Kidman, para um consórcio liderado por chineses deve ser vetado, informou um funcionário do governo australiano nesta sexta-feira (29).
No último dia 19, foi anunciada a venda do império pecuarista pela cifra de US$ 288 milhões. Os compradores seriam as holdings Dakang Australia, com sede na China e controlada pelo Shanghai Pengxin Group, e Australian Rural Capital.
Nesta sexta-feira, o chefe do Tesouro australiano, Scott Morrison, informou ter conversado com o consórcio sobre seu julgamento "preliminar" do acordo, que deixaria cerca de 80% do controle da empresa centenária em mãos chinesas, e que o negócio seria contrário aos interesses australianos.
"Somos favoráveis a investimentos estrangeiros. Ainda assim, devemos estar confiantes de que este investimento não é contrário aos interesses nacionais", afirmou. O tesoureiro pediu à S. Kidman e ao consórcio respostas em torno de algumas preocupações, antes da divulgação do orçamento do governo, que deve ocorrer na próxima terça-feira.
A S. Kidman não quis comentar o posicionamento do governo, enquanto o consórcio de compradores não foi localizado.
A principal preocupação de Morrison se dá pela forma como o acordo foi firmado, diante da dimensão do portfólio da S. Kidman. "O tamanho do ativo dificulta a compra da operação inteira por algum grupo australiano", disse, apontando que há grande interesse nos ativos da empresa, conforme um levantamento realizado anteriormente.
O tesoureiro apontou que a S. Kidman é a maior proprietária privada de terras na Austrália, concentrando 1% de todo o território e 2% das terras cultiváveis. Desta maneira, uma possibilidade de aprovação do acordo pode ser a divisão das propriedades em porções menores.
No ano passado, a Dakang já havia tido um acordo barrado pelas autoridades locais, que entendiam que o negócio era contrário aos interesses do país.
Aquisições por empresas estrangeiras são uma questão política sensível na Austrália, onde os nacionalistas se opõem vigorosamente a essas ofertas, alegando que ameaçam a segurança alimentar e a água do país justo em um momento de crescente demanda global por alimentos. O investimento da China é especialmente contestado por causa da influência de empresas estatais. O gigante asiático é o maior investidor no setor agrícola australiano. Fonte: Dow Jones Newswires.

tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário