quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MT são empossados

Novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MT são empossados





Novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MT são empossados
31/08/16 - 12:29 



O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro) empossou nessa terça-feira (30/08), os novos membros para o triênio 2016/2017. A cerimônia foi realizada durante a 60ª Reunião Ordinária do Cehidro, no auditório do Parque Massaro Okamura, em Cuiabá. Cabe ao Cehidro, analisar e estabelecer critérios para conceder o direito de uso da água, propor alteração de legislação pertinente aos recursos hídricos, como também propor ações e medidas para a proteção, avaliar, aprovar propostas e entre outras atribuições.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) fará parte do conselho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) alterou o regimento do Cehidro incluindo a Famato e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), como membros efetivos do conselho. Pela Famato foi empossada como titular a advogada da Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes de Mato Grosso, Adryeli Aparecida da Costa e a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.

Lucélia disse que a solução dos conflitos de uso da água passa pela análise atenta de aspectos relacionados ao desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de cada região do estado.

Pela complexidade do tema, a Famato defende constantes discussões da água enquanto bem ambiental e econômico, principalmente quando temos o papel de manter a sociedade, em especial os produtores rurais, conscientes dos limites em relação ao uso da água. “Os desafios não são poucos, daí a importância do debate e da conscientização. Por isso avaliamos de extrema relevância a participação da entidade nesse conselho”, disse a analista.

Durante a reunião, também foram escolhidos os membros das Câmaras Técnicas do Conselho. Foram apresentadas as competências do Cehidro e do Progestão, foram realizadas a apreciação da minuta de Resolução n° 82, que aprova as metas federativas e estaduais do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas e a aprovação da minuta da resolução n° 81 de 30/08/2016.

Os membros discutiram os nomes para compor o Grupo de Acompanhamento (GAP) do Plano de Recursos Hídricos do Paraguai, sendo o segmento de Pesca Artesanal e Agricultura Familiar.

Na presidência do Conselho está o secretário de estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro. Os servidores da Sema Luiz Henrique Magalhães Noquelli e Sibelle Christine Glaser Jakobi, integram o conselho como secretário executivo  e secretária, respectivamente. O Cehidro ainda conta com representantes dos órgãos e instituições governamentais, da sociedade civil organizada,  do abastecimento, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade e aquicultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário