quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Barulho de máquinas agrícolas causa perda auditiva

CUIDADO

Barulho de máquinas agrícolas causa perda auditiva


Ideal é utilizar aparelho atenuador
Por:  -Leonardo Gottems 
Publicado em 14/12/2017 às 17:40h.
Trabalhadores rurais estão expostos diariamente ao barulho e vibração de tratores, semeadoras ou colheitadeiras. Essa exposição podem causar perda auditiva. É o que revela pesquisa publicada pela Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, que constata que 66,7% dos trabalhadores rurais que trabalham com máquina tiveram alguma perda auditiva. O tempo médio para que desenvolvessem a deficiência foi de 3 a 4 anos. Desse grupo, apenas 2,9% dos trabalhadores mencionaram usar proteção auditiva enquanto operavam as máquinas. O motor de um trator em funcionamento emite ruído em torno de 97 decibéis.
Na presença de ruídos acima de 85 decibéis a audição pode ser prejudicada. Dependendo da frequência e do tempo de exposição a sons elevados, aumenta o risco de lesões na cóclea (órgão dentro da orelha responsável pela audição) fazendo com que a pessoa sofra danos auditivos de forma contínua e elevada ao longo da vida”, explica a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.
As perdas não acontecem de imediato. Os efeitos podem ser sentidos com o passar dos anos. A recomendação é de que os trabalhadores utilizem atenuadores que não impeçam que escutem todos os ruídos do ambiente. Alguns modelos de protetores auriculares, como os da Telex, por exemplo, podem ser feitos sob medida.
Com a exposição intensa a altos volumes sonoros as células ciliadas do ouvido vão morrendo e, como não são regeneradas pelo organismo, a audição vai diminuindo de forma lenta, mas progressiva. É o que se denomina Perda Auditiva Induzida por Nível de Pressão Sonora Elevada (PAINPSE). A perda auditiva é irreversível e pode se agravar ao longo dos anos”, esclarece a fonoaudióloga, que é especialista em audiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário