quinta-feira, 29 de março de 2018

Canadá aprova açúcar proveniente de cana transgênica do Brasil, diz CTC



Publicado em 28/03/2018 15:16


SÃO PAULO (Reuters) - O Canadá aprovou o açúcar produzido a partir da cana geneticamente modificada (GM) desenvolvida pelo Centro Tecnologia Canavieira (CTC) e cultivada no Brasil, em mais um passo para a expansão da variedade resistente à broca, informou a empresa de pesquisas nesta quarta-feira.
O aval partiu da Health Canada, responsável por avaliar a segurança e o valor nutricional de alimentos no país da América do Norte. O açúcar foi considerado "tão seguro e nutritivo" quanto os provenientes de variedades convencionais de cana, segundo o CTC.
"Estamos muito contentes com esse parecer favorável da Health Canada, uma importante agência reguladora no cenário internacional... Esse é um importante passo na obtenção das aprovações internacionais do açúcar produzido a partir da cana GM nos principais países importadores", disse o diretor de Assuntos Corporativos do CTC, Viler Janeiro, em nota.
O açúcar aprovado pelo Canadá é o proveniente da chamada Cana Bt, resistente à broca, que causa perdas estimadas em 5 bilhões de reais por ano.
A Cana Bt foi a primeira geneticamente modificada do mundo e recebeu no ano passado aprovação comercial por parte da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Para este ano, o CTC espera submeter à CTNBio mais duas variedades de cana resistente à broca, rumo a um plano mais amplo que envolve uma oferta pública de ações prevista para 2021.
(Por José Roberto Gomes)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário