quinta-feira, 29 de março de 2018

Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet



Publicado em 29/03/2018 12:16






Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
LOGO nalogo
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta quinta-feira (29) que as condições climáticas previstas para os últimos dias se confirmaram, com as chuvas incidindo sobre o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, o Paraná e Santa Catarina. Os maiores volumes estiveram concentrados no Mato Grosso, bem como em São Paulo, norte do Paraná, norte do Pará, Amapá e Amazonas.
O norte da região Nordeste começa a receber maiores acumulados a partir de agora, enquanto a região Sul do país não recebeu chuvas em sua porção mais sudoeste, sendo estas isoladas no nordeste e no litoral. No Sudeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro não receberam volumes consideráveis, bem como o litoral norte do Espírito Santo.
A partir de agora, as chuvas estão bem concentradas no Nordeste, fruto da atuação da Zona de Convergência Intertropical, que está ativa desde ontem. Por outro lado, há uma porção seca entre Minas Gerais, Goiás e leste da Bahia devido à presença do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, assim como uma direção preferencial das nuvens, descendo da porção equatorial do país em direção às regiões Sudeste e Sul.
Essa condição deve mudar a partir dos próximos dias por conta de uma nova frente fria que irá atuar sobre o Rio Grande do Sul, principalmente no oeste e no norte do estado, a partir de domingo. Algumas chuvas devem ocorrer já no sábado por conta da aproximação desse sistema, mas a frente fria em si se forma e começa a avançar.
Na segunda-feira (2), um sistema deve avançar para o Sudeste, trazendo mais volumes de chuva para São Paulo. Na terça-feira, a condição deve mudar para o Rio de Janeiro, trazendo ainda a possibilidade da formação de um novo corredor de umidade até a quarta-feira. Na quarta, outra frente fria avança, devendo subir para o Mato Grosso do Sul e para São Paulo.
Até o dia 6 de abril, a tendência é que a concentração de chuva continue forte no norte da região Nordeste, bem como os volumes devem continuar entre Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Entre 6 e 14 de abril, as chuvas devem se reduzir na região Sul, no Mato Grosso do Sul, no oeste e no centro de São Paulo. As chuvas também devem persistir no Nordeste e ter um aumento na região do Matopiba.
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário