domingo, 1 de abril de 2018

Açudes da Paraíba sofrem com a estiagem

Edição do dia 31/03/2018
01/04/2018 09h02 - Atualizado em 01/04/2018 09h02

Açudes da Paraíba sofrem com a estiagem


A chuva voltou, mas a recuperação do volume é lenta, Mesmo assim, agricultores e pescadores estão animados.

Felipe ValentimBoqueirão, PB


A maior parte dos açudes da Paraíba está com baixo volume. Os reservatórios abastecem as cidades e as comunidades rurais.
O açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, foi um dos mais beneficiados com as chuvas do início do ano na Paraíba. Ele recebe as águas da transposição do Rio São Francisco há quase um ano. As primeiras chuvas de 2018 na região do Cariri ajudaram bastante.
Hoje o açude de Boqueirão está com cerca de 16% da capacidade. Em janeiro tinha 9,6%. Se comparado com janeiro do ano passado a diferença é ainda maior: o açude estava com apenas 3% do volume total.
Em março do ano passado, seu José Aldo tirava do açude por semana cerca de vinte quilos de peixe. Hoje são aproximadamente cinquenta quilos.
Ele conta que muitos amigos pescadores se mudaram nos anos de seca. Agora, eles começaram a voltar. João Bernardino é um deles. Hoje tá em casa de novo plantando pimentão irrigado.
Coremas, o maior açude do estado, fica no sertão. Em janeiro, tinha apenas 4% do volume total. Hoje está com quase 10% da capacidade. Mas nem todos os reservatórios estão se recuperando. O problema é que chove muito num lugar e em outro não.
Seu João mora em Santa Terezinha e para manter o cultivo de pimentão, feijão e milho, só com a ajuda de água de poço. Mas quem tira da terra o sustento não desanima tão fácil. "Tamo aguardando as chuvas, tamo com esperança que ainda vai chover. Tá no período chuvoso, até abril, maio a gente espera", diz o agricultor Genaldo Nobrega.
Segundo a previsão do tempo, o volume de chuva na paraíba deve ser normal este ano. Em algumas regiões, pode ficar até acima da média.

tópicos:
  • Boqueirão
  • Economia
  • Paraíba
    • http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2018/04/acudes-da-paraiba-sofrem-com-estiagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário