sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Lavouras de inverno têm boas perspectivas



Publicado em 31/08/2018 13:45


A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul provoca chuva torrencial sobre o estado. A chuva mantém as atividades de campo paralisadas, o que afeta tanto o plantio do arroz quanto, principalmente do milho. Por outro lado, os solos seguem com bons níveis de umidade e o desenvolvimento das lavouras de inverno, como o trigo, é favorecido.
O sistema avança sobre Santa Catarina e Paraná ao longo do final de semana, em que provoca chuva generalizada não só sobre os dois estados, mas também sobre partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sobre o sul de Minas Gerais, alguns pontos de Goiás e do Mato Grosso. No entanto, sobre Minas Gerais, Goiás e em Mato Grosso a chuva virá na forma de pancadas bastante irregulares.
O grande problema pode ser novamente para as áreas produtoras de algodão do Mato Grosso, que mais uma vez podem receber algumas pancadas de chuvas e prejudicar ainda mais a qualidade das plumas. Nas demais regiões do Brasil o tempo segue aberto e sem previsão de chuva.
Consequências da chuva
A chuva que ocorre sobre diversas áreas produtoras de café e de cana-de-açúcar no centro-sul do país, irá apenas levar a paralisações momentâneas dos trabalhos de colheita, sem que ocasionem prejuízos aos produtores. Pelo contrário, a chuva apesar de ser irregular no Sudeste e no Centro-Oeste, irá permitir que os solos continuem apresentando níveis razoáveis de umidade, o que favorece o desenvolvimento das lavouras e, principalmente, os trabalhos de campo.
As temperaturas, por sua vez, devem se manter com grande amplitude térmica. As madrugadas irão continuar com temperaturas relativamente mais baixas, mas as tardes serão extremamente quentes no Sudeste e no Centro-Oeste.
Tags:
 
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário