quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Reposição: poder de compra do pecuarista piorando na Bahia



Publicado em 30/08/2018 08:23



Desde o começo do ano o pecuarista vem perdendo poder de compra na troca com os animais de reposição na Bahia.
No acumulado dos últimos oito meses, o preço do boi gordo caiu 4,1%, enquanto as categorias de reposição, em média, subiram 3,9% no mesmo intervalo.
Isso significa que o pecuarista que vendeu um boi gordo de 16,5@arrobas em janeiro comprou 1,72 garrote de 9,5@ e o pecuarista que efetuou essa mesma operação hoje adquiriu 1,56, o que significa uma piora de 9,0% no poder de compra para esta categoria.
Esse cenário vem acontecendo porque ao mesmo tempo que a demanda por animais de reposição está aquecida, a oferta não tem sido suficiente para atender a procura. Com isso, os vendedores ficam com maior poder de barganha sobre os preços.
Na Bahia, as altas foram mais tímidas (1,4%), enquanto em estados vizinhos, como Minas Gerais e Tocantins, a arroba subiu 4,6% e 3,7%, respectivamente, desde o início de julho.
Isso acontece porque a falta de chuvas não castigou muito o estado, principalmente na região Sul, o que permitiu que a oferta de boiadas ficasse mais constante para as indústrias.
E para os próximos dias a tendência é que, com os preços da arroba sem tanta força para altas e a oferta de animais de reposição mais enxuta, a relação de troca não altere seu rumo.
Tags:
 
Fonte: Scot Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário