terça-feira, 30 de outubro de 2018

China deve usar reservas cambiais para estabilizar o iuan quando necessário, diz assessor do BC



Publicado em 30/10/2018 10:41


PEQUIM (Reuters) - A China deve usar suas reservas internacionais para estabilizar a taxa de câmbio do iuan quando for necessário, disse o assessor do Banco do Povo da China Sheng Songcheng, citado por um jornal.
"O Banco do Povo da China deve agir quando for necessário agir. Deve usar as reservas cambiais para estabilizar a taxa de câmbio quando necessário", disse Sheng.
Um iuan estável é favorável para internacionalizar a moeda, disse Sheng segundo o jornal National Business Daily.
A China também não deve depender de um iuan mais fraco para estimular as exportações, pois isso pode produzir apenas uma vantagem de preço no curto prazo, disse Sheng.
A notícia veio após o iuan atingir a menor cotação frente ao dólar em 10 anos, pressionado por preocupações com a desaceleração do crescimento econômico e uma possível intensificação na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

O iuan perdeu mais de 6,5 por cento de seu valor em relação ao dólar desde o início deste ano, e está em queda de 10 por cento desde março, quando o primeiro conjunto de tarifas alfandegárias entre os EUA e a China foi anunciado.
O iuan está se aproximando do nível sensível de 7 por dólar, que foi atingido pela última vez durante a crise financeira global. Os investidores globais estão observando se o banco central chinês defenderá firmemente esse nível ou deixará o iuan enfraquecer ainda mais e por quanto tempo.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário