terça-feira, 30 de outubro de 2018

Criadores se consagram na pista de julgamento da 68ª Expoagro


68ª Expoagro

Criadores se consagram na pista de julgamento da 68ª Expoagro


Pistas de julgamento da 68ª Expoagro/AL ficaram lotadas na edição deste ano
Por:  
Publicado em 30/10/2018 às 12:25h.
As pistas de julgamento da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) ficaram lotadas na edição deste ano. Cerca de 300 animais passaram por julgamento nas diversas categorias das raças nelore, de gado de corte, e gir e girolando, de gado de leite.
A exposição contou com a participação de criadores de todo o Nordeste e consagrou, mais uma vez, os campeões de cada raça. Nas pistas de julgamento, juízes das associações nacionais marcaram presença e destacaram a qualidade genética e fenotípica do gado avaliado. Por lá, a emoção rolou solta.
“Conseguimos ver animais em Alagoas que podem disputar as pistas em Uberada tranquilamente”, acredita o juiz da raça nelore, Otávio Villas Boas, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “Os criadores têm um nível de igualdade muito grande e conseguem competir com o nelore de Minas Gerais e São Paulo sem problema algum”, afirma.
Campeões pelo quarto ano consecutivo como Melhore Criadores de nelore da Expoagro, os Irmãos Barros Correia, preparam o animal com durante todo o ano para se apresentarem na exposição. “Aqui estão os melhores da geração, que são apresentados e se consagram campeões. Os julgamentos ajudam a valorizar o rebanho e ajudam o criador a avaliar sua própria criação”, explica Celso Barros Correia.
Para quem vem de fora disputar as pistas de julgamento, a qualidade genética do rebanho na exposição surpreende. Alexandre Sacramento veio de Sergipe só para participar do ranking nordestino da raça girolando, que ocorreu durante a 68ª Expoagro. “Eu entrei na raça em menos de um ano e cheguei na exposição com seis animais. Aqui conquistei o 3º lugar de melhor Novilha Jovem. As pistas são muito fortes e os criadores estão de parabéns. Os campeões são realmente dignos de aplausos”, ressalta o criador.
Na raça gir, Alexandre Oiticica levou para casa os prêmios de Melhor Criador e Melhor Expositor, mais uma vez. Na avaliação dele, foi um grande campeonato. “Foi uma exposição de destaque para Alagoas e todo o Nordeste. A gente sente que conseguimos evoluir na genética e no fenótipo dos animais. Temos qualidade e não tem diferença entre nosso rebanho e os animais do Sul do País. Nosso gado é realmente de destaque no Brasil”, finaliza o campeão da raça gir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário