terça-feira, 30 de outubro de 2018

Mercado externo de Sorriso cresce 178% e se torna o 7º maior exportador do Brasil



Os produtores rurais de Sorriso aumentaram suas exportações em 178% entre os meses de janeiro a setembro de 2018 na comparação com o mesmo período do ano passado


Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que o município chegou a U$ 3,4 bilhões em exportação contra os U$ 1,2 bilhões vendidos nos nove primeiros meses de 2017. Os valores mantêm a cidade como a maior exportadora de Mato Grosso e a elevam à 7ª maior exportadora do Brasil, à frente de cidades como Santos, em São Paulo, e Macaé, no Rio de Janeiro. No mesmo período do ano passado, Sorriso ocupava a 24ª colocação no ranking nacional.
Os valores exportados por Sorriso representam 33,7% do que Mato Grosso envia ao mercado exterior e deixam o município com um superávit de U$ 3,3 bilhões na balança comercial, que é o valor das exportações diminuído pelas importações, que recuaram 21% este ano, chegando a U$ 154 milhões.
O salto no ranking nacional de exportadores se deve à grande venda de milho feita ao Irã, que após romper o pacto nuclear com os Estados Unidos e sofrer sanções econômicas, buscou o mercado brasileiro. A soja, que no ano passado inteiro correspondia a 57% das exportações, teve uma redução de 41% nas vendas e passou a responder por 14% das vendas neste ano até setembro. O milho passou a brilhar e subiu de 35% em 2017 inteiro para 81% da participação nas exportações este ano, com uma variação superior a 1000%.
O destino dos produtos de Sorriso também mudou. Em 2017, 47% do que se produziu em Sorriso foi para a China, ao passo que este ano, 81% das vendas, ou U$ 2,9 bilhões, foram para o Irã, que, conforme Só Notícias já informou, se tornou o segundo maior parceiro comercial de Mato Grosso impulsionado pela negociação de milho.

Data de Publicação: 30/10/2018 às 20:00hs
Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário