terça-feira, 30 de outubro de 2018

Dia de Campo voltado ao trigo destaca importância do condicionamento do solo

Trigo

Dia de Campo voltado ao trigo destaca importância do condicionamento do solo


Um dos temas de destaque da programação é a adubação e fertilidade do solo para melhorar a produtividade do cereal
Por:  
Publicado em 30/10/2018 às 10:56h.
Um dos cereais mais cultivados e consumidos no mundo, o trigo é foco do 2º Campo Tecnológico de Inverno da Cooperalfa, que acontece nesta terça-feira, dia 30, a partir das 14 horas, na comunidade de Capoerê, em Erechim (RS). Apesar de ser uma das principais culturas de inverno no país, a produção de trigo no Brasil ainda é insuficiente para atender o mercado interno. Atualmente, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição na produção nacional do cereal, atrás do Paraná.
O evento, que deve reunir cerca de 400 produtores e interessados na cultura do trigo, vai demonstrar aspectos importantes para melhorar a produtividade e a qualidade do cereal nas lavoras, como o manejo de doenças, erros e acertos da safra de trigo 2018 - estimada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) em 2,06 milhões de toneladas.
"O evento é voltado ao trigo, então vamos destacar a importância de cada cultivar para uma farinha em específico, por exemplo. Também vamos abordar alguns investimentos importantes a serem feitos no campo antes da chegada do trigo nos silos, projetos de conservação do solo, e, também, teremos demonstrações sobre o tema fertilidade de solo, com uma trincheira para mostrar a importância de se corrigir perfil de solo, utilização de gesso agrícola granulado e correção de nutrientes", destaca o supervisor técnico da Cooperalfa, Juliano Mezzalira.
Para falar aos produtores sobre fertilidade e perfil do solo, estará presente o especialista em solo e nutrição de plantas, Eduardo Silva e Silva, que também é diretor técnico da SulGesso, referência nacional em fertilizantes minerais à base de cálcio e enxofre. O engenheiro agrônomo abordará a importância de equilibrar os nutrientes presentes no solo para otimizar a produção, demonstrando na prática os benefícios dos insumos aplicados à lavoura.
O trigo, embora seja uma planta adaptável a diferentes tipos de solo, necessita de um solo com fertilidade média e que não seja muito ácido ou mal drenado, isso para desenvolver todo seu potencial produtivo. "Entre os principais desafios enfrentados nas lavouras, o combate ao alumínio tóxico é primordial, visto que afeta negativamente as culturas, sobretudo na região noroeste do estado. Para combater esse vilão e propiciar uma correta construção de fertilidade do solo, o cálcio e o enxofre se destacam como nutrientes essenciais", afirma o engenheiro agrônomo e especialista.
A SulGesso mantém parceria há mais de quatro anos com a Cooperalfa, que distribui seus produtos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o supervisor técnico da Cooperalfa no Alto Uruguai, Juliano Mezzalira, o sucesso da parceria está no compartilhamento de conhecimento e tecnologia. "Nosso objetivo é levar conhecimento e tecnologia aos nossos cooperados e a SulGesso é uma empresa que se identificou com a filosofia. Além disso, o SulfaCal, fertilizante mineral à base de sulfato de cálcio, é o produto com a maior quantidade de enxofre e cálcio que existe no mercado, além de oferecer resultados práticos", acrescenta Juliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário