terça-feira, 30 de outubro de 2018

Dólar tem leves oscilações ante o real de olho no exterior e discussão sobre Previdência



Publicado em 30/10/2018 10:36



Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leves oscilações ante o real nesta terça-feira, monitorando o cenário externo e o noticiário político local um dia depois de o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ter dito que tentará aprovar já neste ano alguns pontos da reforma da Previdência em tramitação no Congresso.
Às 10:31, o dólar avançava 0,02 por cento, a 3,7061 reais na venda, depois de terminar a véspera em alta de 1,39 por cento, a 3,7053 reais. O dólar futuro tinha variação negativa de cerca de 0,04 por cento.
Bolsonaro afirmou na véspera que vai conversar com o governo do presidente Michel Temer na próxima semana para discutir projetos que possam ser aprovadas ainda este ano no Congresso Nacional, incluindo a reforma da Previdência.
Ele afirmou ainda que irá tentar impedir que o Congresso aprove neste ano medidas chamadas pautas-bomba, para que não afetem ainda mais as contas públicas do país.

"Nas primeiras comunicações pós-eleição, Bolsonaro e outros representantes de seu governo reforçaram o compromisso com a agenda econômica liberal e mantiveram o tom unificador", destacou a corretora XP em relatório.
"O comprometimento com a agenda econômica e priorização da mesma é um forte sinal na direção do mercado, mesmo que a execução disso ainda seja complexa em 2018", completou,
O mercado também está de olho na possibilidade de o Senado votar o projeto de lei da cessão onerosa, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo desta terça-feira.
A expectativa sobre a rolagem do vencimento de dezembro de swaps cambiais tradicionais --equivalente à venda futura de dólares-- trazia alguma cautela aos investidores.
"O volume é expressivo. O BC tem anunciado sua intenção de rolar geralmente no final do mês. Como o dólar caiu bastante esse mês, há a dúvida sobre se haverá ou não rolagem integral", disse o gestor de derivativos de uma corretora estrangeira.
Em dezembro, vencem 12,217 bilhões de dólares em swaps cambiais. Além disso, na próxima segunda-feira vencem 900 milhões de dólares em linha, que o mercado acredita que o BC pode deixar vencer.
Nesta terça-feira, o BC realiza leilão de até 6,53 mil swaps cambiais tradicionais para concluir a rolagem do vencimento de novembro, no total de 8,027 bilhões de dólares.
No exterior, o dólar subia ante a cesta de moedas, tendo atingido uma nova máxima de 2 meses e meio devido às preocupações sobre uma intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
Ante as emergentes, no entanto, o dólar operava com pequenas quedas, como ante o peso mexicano e o rand sul-africano.
Na véspera, a Bloomberg informou que Washington está se preparando para anunciar tarifas sobre todas as importações chineses remanescentes no início de dezembro se as negociações entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, planejadas para o próximo mês, não aliviarem a guerra comercial.
Nesta terça-feira, Trump disse acreditar que haverá "um grande acordo comercial" com a China.
(Edição de Camila Moreira)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário