quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Rússia vai retirar restrições a importações de carnes suína e bovina de 9 fornecedores do Brasil



Publicado em 31/10/2018 15:07



MOSCOU/SÃO PAULO (Reuters) - O órgão regulador de segurança na agricultura da Rússia disse nesta quarta-feira que permitirá importações de carnes suína e bovina de nove fornecedores do Brasil a partir de 1º de novembro, incluindo um frigorífico da Minerva Foods e outro operado pela processadora de alimentos de capital privado Aurora Alimentos.
A Rússia colocou restrições temporárias para importações de carnes suína e bovina do Brasil em 2017 em razão do uso de ração com o aditivo ractopamina, uma alegação que grupos da indústria brasileira de carne negaram.
O órgão regulador de segurança russo disse que decidiu retirar as restrições após o Brasil fornecer à Rússia garantias da segurança de produtos de carne brasileiros, incluindo resultados de sua investigação e detalhes de medidas tomadas para eliminar irregularidades que foram detectadas.
O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, afirmou que a reabertura do mercado russo era "uma coisa muito desejada, esperada pelos produtores, suinocultores brasileiros, principalmente".
"É difícil abrir mercado, fácil perder mercado, muito mais difícil reabrir mercado", afirmou ele em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

Eumar Novacki, vice-ministro da Agricultura do Brasil, disse à Reuters nesta quarta-feira que o governo brasileiro não foi formalmente notificado da decisão russa.
A Minerva e a Aurora Alimentos não tinham comentário imediato sobre a decisão.
(Por Polina Devitt, em Moscou; reportagem adicional de Ana Mano e José Roberto Gomes, em São Paulo)
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário