sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Palestras sobre programa ATeG reúnem estudantes e profissionais em Viçosa

As duas palestras contaram com a participação de mais de 100 estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Univiçosa e profissionais de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia



Detalhes sobre o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foram apresentados em Viçosa pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. As duas palestras contaram com a participação de mais de 100 estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Univiçosa e profissionais de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O programa representa uma oportunidade de trabalho para recém-formados e profissionais da área, e os encontros foram bastante positivos para mostrar a esse público a estrutura do programa, os objetivos, o método de trabalho e o sistema de meritocracia voltado para os técnicos do programa.
“A interação com os participantes foi muito rica. Acredito que estes encontros serão de extrema valia. Especialmente para aqueles estudantes que já têm estágio na mesma linha de trabalho do programa, vejo uma boa perspectiva de empregabilidade”, afirmou o superintendente.
As palestras começaram por Viçosa e seguirão para outras universidades e faculdades. “Ao realizar este trabalho junto às universidades, conseguimos alimentar nosso crescimento no que diz respeito à captação de técnicos”.
Em uma sala lotada, participantes do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL/UFV) demonstraram grande interesse pelo trabalho desenvolvido pelo Sistema Faemg/Senar Minas.
“A assistência gerencial voltada para resultado sempre foi uma filosofia do PDPL/UFV. Esta experiência será um diferencial para os alunos que se candidatarem a técnicos do programa ATeG porque eles já têm essa qualidade em termos de visão de gestão, independentemente da área. Sabem que só o resultado vai promover sucessão e bem-estar”, destacou o coordenador geral do PDPL/UFV, Adriano Provezano Gomes.
Segundo o médico veterinário do PDPL/UFV, André Navarro Lobato, hoje o programa conta com 100 alunos dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia da UFV. “Eles vão a campo para fazer toda a parte técnica e aprendem sobre a parte gerencial. O ATeG engloba isso que treinamos no PDPL/UFV. No fim deste ano, teremos cerca de 15 formandos, que apresentaram forte interesse no programa do Senar Minas”, afirmou.
O estudante Rômulo Almeida de Freitas está no último período do curso de Agronomia da UFV e participa do programa de extensão PREAGRO. “Foi criado recentemente, é um programa de assistência técnica estudantil, com orientação de professores, junto a produtores da região. Eu estar saindo para o mercado foi a motivação para eu conhecer o programa ATeG, especialmente por eu já ter essa experiência”.
O gerente do Senar Minas em Viçosa, Marcos Reis, mobilizou as parcerias para a realização das palestras. “É uma satisfação levar esta oportunidade de trabalho para os estudantes de Viçosa. Temos uma demanda latente dos produtores rurais, que estão precisando da assistência técnica e gerencial. A partir do momento que houver novos técnicos, conseguiremos atender a demanda”.
Futuro do programa
O programa é um dos focos do Sistema Faemg/Senar Minas. Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o programa ATeG leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção. É direcionado a quem nunca recebeu assistência técnica regular e dura de dois a quatro anos.
Hoje, ele atua em dez cadeias: Agroindústria artesanal (Queijo Minas e Defumados), Apicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Fruticultura, Olericultura, Ovinocultura e Piscicultura. São atendidos centenas de produtores em cerca de 90 municípios.
“Na Cafeicultura, já há resultados consolidados. Do trabalho nas demais cadeias, iniciado em julho, temos relatos positivos de ações de impacto que o programa já promoveu nas propriedades. Para o próximo ano, a expectativa é de inserir outras cadeias e ampliar o número de produtores atendidos”, afirmou Nascif.

Data de Publicação: 30/08/2019 às 08:20hs
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário