sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Solução para Venezuela passa por EUA e ONU, diz Mourão



Publicado em 30/08/2019 14:45

Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira que uma solução para a crise na Venezuela passa obrigatoriamente pela atuação dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mourão disse ainda, durante evento no Rio de Janeiro, que vê indícios de uma vitória da oposição na Argentina, após a expressiva vitória da coalizão liderada pelo oposicionista Alberto Fernández nas primárias do país vizinho, mas disse que mesmo que o presidente argentino, Mauricio Macri, aliado do presidente Jair Bolsonaro, perca a reeleição, o Brasil não tem que cortar relações com a Argentina.
Em palestra de quase uma hora na Associação Comercial do Rio de Janeiro para empresários fluminenses, o vice-presidente indicou que os EUA e a ONU precisam ser fiadores de uma solução para a crise na Venezuela. Segundo ele, há muitos atores externos por trás da instabilidade venezuelana, como russos e cubanos.
Mourão disse que, para que a Venezuela consiga mudar seu caminho de forma democrática e através de eleições, os cubanos têm que sair do país.
“Cuba recebe 120 mil barris de petróleo ao dia da Venezuela e paga com 20 mil elementos que estão em território venezuelano. Não consome tudo e vende no mercado spot. Alguém tem que chegar para os cubanos e dizer: vocês vão continuar os 120 mil barris, mas tirem a sua turma de lá", disse ele na palestra.
"O grande líder para estabelecer esse diálogo tem que ser os Estados Unidos ou a ONU", acrescentou.
Mourão também minimizou as preocupações do governo com a possível vitória da oposição na Argentina. Bolsonaro tem manifestado apoio a Macri. O vice usou um provérbio para definir como deve ser a relação com a Argentina: "Não há amizades eternas, nem inimigos perpétuos".
“Óbvio que gostaríamos que o presidente Macri vencesse essa eleição, mas os indícios são muito fortes de que a vitória irá para o lado do Fernández e da Cristina”, avaliou ele, se referindo a ex-presidente Cristina Kirchner, candidata a vice na chapa de Fernández.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário