terça-feira, 30 de julho de 2013
30/07/2013 19:00
30/07/2013 19:00
Aprosoja visita uma das maiores tradings de soja na China
Setenta por cento da soja esmagada pela Hopefull Grain é do Brasil, destes 20% é soja de Mato Grosso
Assessoria de Comunicação Aprosoja
A comitiva da Aprosoja-MT, que está na China, visitou no segundo dia de missão ao país asiático a Hopefull Grain, empresa chinesa que esmaga soja, produz e envasa óleo, gera farelo de soja e outros produtos para alimentação humana. Possui capacidade de esmagamento de aproximadamente três milhões de toneladas por dia, sendo 2,4 milhões de toneladas de farelo e 550 mil de óleo. Atualmente é responsável por 70% do suprimento de óleo da capital chinesa, Pequim, e está entre as 10 melhores empresas em qualidade de alimento produzido.
O grupo foi recebido pelo já conhecido dos produtores mato-grossenses Lin Tan, diretor executivo da Hopefull, que esteve presente no Circuito Aprosoja 2013 falando sobre o mercado chinês. “Foi impressionante ver a organização dos processos no engarrafamento do óleo de soja, com um excelente Paking House, ou seja, condições de limpeza e organização no interior da planta”, contou o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa. O grupou conheceu também o sistema de recebimento e movimentação de soja da empresa.
A Hopefull também possui um hotel e pretende investir na construção de um centro de saúde. Só em sua planta, trabalham mais de quatro mil funcionários. Segundo Lin Tan, em torno de 70% da soja esmada pela empresa vem do Brasil e o restante dos Estados Unidos e Argentina. Do total esmagado, 20% é soja de Mato Grosso. Atualmente, a Hopefull investe muito em logística e está em processo de construção de um terminal privado no porto de São Francisco, Santa Catarina. Mas segundo o executivo chinês, há muitos problemas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Quando questionado sobre a pretensão da Hopefull se tornar uma trading no Brasil, Lin Tan respondeu que sim. “Essa é uma tendência para os próximos anos, já que o Brasil é um mercado estratégico, assim precisamos cada vez mais estreitar relações e firmar negócios diretamente com os produtores brasileiros”, disse Lin.
“Também notamos que a Aprosoja é muito respeitada e admirada pelos empresários chineses que negociam soja, mas é preciso trabalhar mais as relações comerciais, considerando que nossa embaixada sozinha não conseguirá fazer ouvir a voz dos produtores brasileiros”, disse Fabrício. A Hopefull também produz alimentos do processamento de trigo, gengibre, amendoim, girassol, arroz, trigo, entre outros.
Notícias de Administração rural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário