terça-feira, 30 de julho de 2013

30/07/2013 07:00

30/07/2013 07:00 Markestrat e Unibusiness se fundem e originam uma nova organização de soluções estratégicas para o agronegócio Nova marca combina competências em marketing, estratégia e governança para oferecer soluções de valor integradas para o setor Outras Palavras Comunicação Emp A Markestrat e a Uni.Business Estratégia, duas das principais organizações brasileiras voltadas para projetos e pesquisas em marketing e estratégia para o agronegócio, se uniram para fundar uma nova companhia, a Markestrat Uni.Business, que pretende ser um centro de referência para a implementação de projetos para o agronegócio. Com características comuns, tanto a Markestrat como a Uni.Business foram embrionadas de um grupo de pesquisa aplicada da Universidade de São Paulo (USP), o que as a caracteriza por ter uma cultura de soluções de conteúdo denso. O crescimento e o desenvolvimento de ambas as fez buscar um caráter executivo fundamental, presente em soluções para empresas dos setores de insumos para agricultura e pecuária, energia, biomassa e alimentos, tanto no Brasil como no exterior. “Quando duas organizações com a mesma gênese, a mesma formação, decidem se unir, esta fusão é imediata. Inexiste um processo complexo de transição”, pontua Marcos Fava Neves, que é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), coordenador científico e fundador da Markestrat e atualmente membro do conselho das duas companhias. Reunir competências e expertises em gestão e estratégia para enfrentar o novo cenário globalizado do agronegócio mundial foi o que motivou a união. “A Markestrat sempre foi mais focada em marketing e gestão. Já a Uni.Business tem mais atuação na estratégia em organizações. Será uma complementação de competências”, avalia Fabio Matuoka Mizumoto, um dos fundadores da Uni.Business. A nova organização terá como foco atuar junto a empresas nacionais e multinacionais, além de associações e governos, com a oferta de soluções avançadas nas suas competências de marketing e estratégia, por meio de projetos aplicados, pesquisas de mercado e análises de cadeias produtivas e programas customizados de capacitação executiva. “Essa sinergia e ampliação das nossas soluções e competências será possível uma vez que já iniciaremos a operação da nova empresa com o quadro de 10 doutores, formados pelas melhores escolas de negócios do Brasil e exterior, além de 45 especialistas nas áreas de competência da nova empresa. Teremos um posicionamento orientado para soluções customizadas, explorando também nossa rede de relacionamento global, histórico de projetos e uma larga experiência executiva junto ao setor empresarial”, complementa Matheus Alberto Cônsoli, sócio da Markestrat. Crescimento – Com a fusão, a Markestrat Uni.Business traça uma expectativa ambiciosa para os próximos dois anos, objetivando aumentar em 50% o volume de projetos desenvolvidos para organizações nacionais e internacionais. Desde que surgiram, em 2004, as duas empresas já desenvolveram em torno de 400 projetos, incluindo atividades de planejamento e execução das soluções oferecidas, pesquisas de mercado e programas de capacitação. “Vamos fornecer soluções de melhor valor, orientada para resolução problemas e agregação de valor aos nossos clientes, aproveitando a mão-de-obra qualificada e o potencial competitivo que o Brasil oferece. As organizações globais precisam de gente para executar projetos e os custos brasileiros são inferiores aos de organizações da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo”, avalia Fava Neves. Para o coordenador, a competitividade das equipes de projeto brasileiras têm crescido em função deste cenário, pois os profissionais locais estão internacionalizados hoje e entendem as diferenças orçamentárias das empresas globais que prezam serviços de alto valor, custos competitivos e operações eficientes. Sobre a Markestrat – A Markestrat, Centro de Projetos e Pesquisas em Marketing e Estratégia é uma organização orientada ao mercado, com soluções fortemente embasadas em experiências acadêmicas e profissionais. com soluções de estratégia e gestão de negócios para empresas envolvidas na produção de alimentos, biomassa e energia, soluções de gestão para produtores rurais e soluções que envolvem análise e estratégias para cadeias e arranjos produtivos. Além da orientação para o mercado, a organização prioriza o enfoque em redes de relacionamentos (networks), com posterior ampliação de escopo e competências para oferta de amplo portfolio de produtos e soluções de gestão e estratégia, apoiando empresas no processo de análise, planejamento e implementação dessas estratégias. Sobre a Unibusiness – A Uni.Business Estratégia é uma organização que desenvolve consultoria, pesquisa e treinamento em estratégia, focada no desenvolvimento metodológico personalizado. Constituída por profissionais com ampla experiência de mercado, aliados a profissionais de importantes instituições de ensino do país, tem como diferencial a integração de sólidos conhecimentos da academia com experiência executiva nas empresas. Notícias de Setor Agroindustrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário