quarta-feira, 31 de julho de 2013

John Deere tem o logo mais antigo dos EUA

John Deere tem o logo mais antigo dos EUA O mais antigo logotipo em uso dentre as empresas norte-americanas, de acordo com a Fortune 500, é o da John Deere. 31/07/2013 07:00 CDI Comunicação Corporativa E dentre as dez empresas que usam o mesmo logotipo há mais tempo, sete delas, incluindo a John Deere, figuram na lista das 57 empresas que estiveram em todos os rankings da Fortune 500, que iniciou em 1955. “A John Deere é uma marca reconhecida e admirada em todo o mundo. Esta indicação mostra a força da nossa marca e o quanto ela é importante para a companhia”, destaca Elisa Pimenta, supervisora de comunicação e e-business e embaixadora da marca John Deere no Brasil. A John Deere foi fundada em 1837, e utilizou pela primeira vez um cervo em movimento e o nome da empresa como logo em 1874, segundo Neil Dahlstrom, gerente de História Corporativa, Serviços e Registros da Deere&Co. Durante pesquisa realizada em 2003 para o livro "A História da John Deere", Dahlstrom encontrou uma xilogravura de 1874 com a primeira versão do logotipo, em um dos cadernos de Charles Deere, segundo filho do fundador da companhia. A John Deere registrou seu logotipo no órgão de Patentes e Marcas dos EUA em 1876, e desde então fez apenas pequenas adaptações em seu design, mantendo seus elementos originais. Conheça a evolução dos logos da John Deere desde sua criação 1876: O Cervo saltando é apresentado O primeiro logotipo a usar o cervo saltando foi registrado em 1876, ainda que os documentos do registro nos órgãos regulatórios norte-americanos indiquem que ele começou a ser utilizada três anos antes, em 1873. Nessa época, o fundador já estava bem estabelecido em Moline (Illinois), e sua empresa produzia mais de 60 mil arados por ano. Eles eram conhecidos como os arados de Moline, por causa da localização da fábrica, na cidade homônima. A necessidade de obter uma marca comercial registrada ficou clara, e seria o único meio oficial para conseguir uma proteção contra imitações e fraudes. 1912: A Deere é refinada Entre 1876 e os primeiros anos do século 20, a empresa cresceu drasticamente, adquirindo um grande número de fábricas de outras áreas e produzindo uma variedade de implementos agrícolas. Dessa forma, um novo logo era necessário para refletir o momento de crescimento da empresa e mostrar uniformidade à crescente linha de produtos da John Deere. 1936: O cervo se fortalece A alteração seguinte aconteceu em 1936, após o comitê de padronização da empresa observar uma necessidade de “adaptar a marca comercial de forma mais eficiente para estampar os produtos da John Deere”. A década de 30 marcou o pico de vendas dos modelos de tratores A, B, e D, com a empresa empregando uma estratégia agressiva para dominar o mercado agrícola norte-americano. O cervo se tornou uma silhueta sólida, com a remoção de todos os detalhes da versão anterior. Essa alteração, junto com as pernas alongadas, forneceu um perfil mais forte e reconhecível. Uma borda angular com formato único foi adicionada em torno do cervo saltando. 1937: Mudanças no ano do centenário Em 1937, um ano após a alteração do logotipo, outro desenho foi acrescentado para comemorar os cem anos da empresa. Naquele momento havia no mercado mais produtos John Deere, o que exigiu uma atualização da marca. 1950: Mudanças radicais Treze anos depois da criação do logotipo do Centenário, outra transformação na marca comercial da John Deere acontece. Primeiramente, os chifres do cervo foram virados para frente, a cauda passou a apontar para cima, e o animal não aparecia mais saltando sobre uma tora. Foi criado um novo slogan, “Quality Farm Equipment”, escrito em fonte sans-serif em negrito, com as cores invertidas na base da imagem, sobre o cervo. As palavras “Moline, Ill.” também foram descartadas, uma mudança aguardada há muitos anos devido à crescente diversificação da empresa em todo o mundo. Foi novamente inserida a borda que envolvia a figura, que tinha quatro lados, sendo planos nas laterais e curvados em cima e embaixo, com o objetivo de unificar e acomodar os elementos do logotipo. 1956: E surge o Cervo moderno O logotipo criado em 1956, só seria registrado nos órgãos regulatórios em 1962 e representava uma nova tentativa de design mais simplificado. O slogan “Quality Farm Equipment” foi retirado. Na época a John Deere já estava estabelecida no setor de equipamentos de construção e madeireiros já estavam familiarizados com o layout das máquinas da empresa, que continham as cores preto e amarelo e o símbolo. 1968: Um visual limpo e contemporâneo Um visual mais limpo e contemporâneo marcou a mudança de 1968. Na época da criação deste novo logotipo, um memorando interno da empresa observou que “a nova marca comercial está em sincronia com o progresso sendo alcançado por todas as divisões da empresa... ela proporciona melhor reprodução e legibilidade, aumentando as possibilidades de utilização”. O design ficou mais moderno e enxuto, com uma silhueta reta e com apenas duas pernas, em oposição às quatro anteriores, além de chifre com quatro arestas. 2000: O Cervo salta para cima Em 2000, a John Deere lançou a mais recente versão de seu logotipo, a oitava versão na história da empresa. O modelo utilizado atualmente é condizente com as associações fortes e positivas que são atribuídas ao nome e o símbolo da John Deere. Ainda assim, a galhada pontuda, as curvas anguladas, a força e a atitude dão à marca comercial uma presença energizada e dinâmica. Coincidentemente, após da associação da John Deere e de seu logotipo com o cervo saltando, pela primeira vez o animal é ilustrado em movimento para cima, em vez de parecer em posição de aterrissagem – um atributo positivo, percebido por todos que participaram do processo de revisão, pesquisa e aprovação da logomarca. Ao longo dos anos, as alterações realizadas na marca comercial da John Deere refletiram o que a empresa representava em cada momento histórico e o que previa de importante para o futuro. A última atualização representa a determinação da John Deere de continuar focada em ser a principal empresa de seu setor em todo o mundo, ao mesmo tempo que mantém suas raízes nos valores básicos de qualidade, inovação, integridade e comprometimento. Notícias de Máquinas e Implementos

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